domingo, abril 20, 2014

PROPOSTA - PARTE 85 E 86 - ALLAN PERCY,DO LIVRO: OSCAR WILDE PARA OS INQUIETOS


85 – A ilusão é o primeiro dos prazeres.
Nutrir fantasias não depende de ter sucesso nem reconhecimento social, mas de mostrar disposição perante a vida. A fantasia nos permite enfrentar cada dia com plenitude e entusiasmo.
Há pessoas cuja existência pode nos parecer tediosa e desinteressante e que, no entanto, são ricas de fantasias. Fantasiar é descobrir e apreciar a magia das coisas, definir a cor de nossa vida e daquilo que nos acontece, escolher como lidar com o muito ou o pouco que temos, em benefício próprio e das pessoas ao nosso redor.
Quem não perde contato com a fantasia precisa de muito pouco para transformar a realidade, pois possui um encanto que aumenta sempre que é utilizado. Como disse o escritor francês André Maurois:“A ilusão eterna ou, pelo menos, que renasce com frequência na alma humana está bem perto de ser realidade.” Nossa capacidade de saborear cada momento é o grande segredo para apreciarmos os prazeres da vida, como fez Oscar Wilde.

86 – As riquezas comuns podem ser roubadas, mas as de verdade, nunca. Em sua alma há coisas infinitamente preciosas que ninguém jamais poderá tirar de você.
Um provérbio indiano afirma que uma pessoa só possui verdadeiramente aquilo que não pode perder em um naufrágio. Essa reflexão nos leva a imaginar quais são as coisas que jamais poderemos perder, por mais que naufraguemos.
Algumas respostas possíveis:
– A vontade de viver e de fazer planos.
– A confiança de que, exceto a morte, qualquer dificuldade pode ser superada.
– O amor que sentimos por alguém.
– O riso que muitos assuntos ditos “sérios” causam em nós.
– O respeito que sentimos por nós mesmos.
– A aventura de desconhecermos o que nos espera a cada novo dia.
– A segurança de que todo fim é um novo começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu Comentário