quarta-feira, abril 23, 2014

DIA MUNDIAL DO LIVRO - ALUNOS DO 5º.ANO 3 - LEITURA NA SALA DE AULA NA EEBLB

DIA MUNDIAL DO LIVRO










Ah, hoje é um dia muito especial e não poderia passar em branco! Hoje, dia 23 de Abril é o Dia Mundial do Livro, e nem preciso dizer a importância da data, preciso!? Sem a leitura o mundo seria um caos, eu acredito nisso! E acredito também que a leitura, além de prazerosa, trás uma série de benefícios incontestáveis para nós. 


A leitura é um dos pontos primordiais e mais básicos do cotidiano. Se você parar para pensar um pouquinho usamos a leitura constantemente, não apenas para lermos revistas, livros, etc. Por exemplo, quando você pega seu ônibus de manhã você identifica-o lendo o letreiro dele. Ou quando abre seus e-mails tem que os ler, não? Ou quando você está assistindo um filme legendado. E quando você está lendo as informações de uma embalagem de algum produto!? Está vendo, a leitura está presente em todos os momentos da sua vida.

Mas falando de um modo mais profundo, com a leituras dos livros, por exemplo, o exercício traz uma série de benefícios que ganhamos brincando (e se divertindo). Vamos conferir?

1-) Estimulo Mental. A leitura estimula a memória e a concentração. Sabe aqueles momentos em que você está em um ônibus ou metrô? Ou quando você está em uma sala cheia de gente, ou em uma praça barulhenta. Já reparou que lendo você acaba se "desligando" do mundo ao seu redor? Pois é, é porque você está justamente estimulando seu foco e concentração. E quando você pega mais de um livro para ler, e ainda por cima de gêneros diferentes? Ou pega um livro com nomes difíceis de guardar? Você está estimulando sua memória

2-) Estimula a Criatividade. É inegável que ler contribui e muito para o aumento de nossa criatividade. Perceba como em sua menta as ideias surgem mais facilmente. Você acaba literalmente sonhando acordado e fantasiando com tanto estímulo. Sonhos, textos, desenhos, etc.Tudo ganha mais vida. Eu, por exemplo, tenho um costume estranho onde em alguns momentos do meu dia às vezes me pego narrando o que estou fazendo em terceira pessoa (sim, sou louca tá!? Ou sou muito criativa kkk).

3-) Aumenta e desenvolve o Vocabulário. A leitura traz um outro benefício muito importante:o aumento do vocabulário. Já reparou que palavras difíceis já não te intimidam mais? Aposto que você as lê e tira de letra seu significado. Você acaba ganhando um repertório imenso de palavras, e enriquecendo sua fala e escrita.

4-) Reduz o Estresse. Ah, esse nem precisa de explicação, não é mesmo!? Depois de um dia estressante de trabalho ou escola, você chega em casa e pega seu livro para ler. Dentro de instantes está em um mundo totalmente diferente. Sua mente e corpo relaxam sem que nem ao menos você se dê conta. É, ler também é relaxante! 

5-) Agrega Conhecimento. Bom, às vezes você nem percebe, mas se parar para pensar um pouquinho tenho certeza que já ganhou muito conhecimento apenas lendo livros de ficção. Sabe aqueles livros históricos com rainhas, castelos, etc., que muitas vezes utilizam acontecimentos reais? Ou aqueles livros cheios de fórmulas e teorias? Aquele livro que fala da Segunda Guerra Mundial e você se acabou de chorar? Ou aquele outro que não só mostra o corpo do falecido, mas também a autopsia? Haha, você está aprendendo tanta coisa se divertindo. Conceitos de tantas coisas estão entrando na sua cabeça: história, filosofia, conceitos médicos, etc. Viu só como ler é cultura!?

6-) Pensamento Crítico e Analítico. Além de agregar conhecimento, os livros trazem algo muito importante para sua vida: o conhecimento e percepção de si mesmo e do mundo mundo que lhe rodeia. Você aprende a se auto criticar e analisar a sociedade onde vive e colabora. Aprende a exercer um papel fundamental em sua própria vida. Você está estimulando seu senso crítico e analítico.

7-) Melhora a Escrita. Sabe aquele concurso ou prova super difícil que vai ter redação. Você chega na hora da bendita prova e te dá um branco imenso, você não sabe sinônimos para as palavras, não sabe palavras "bonitas" para utilizar, etc. Mas desta você se salvou, pois é um leitor nato! Sim, você vai ir muito bem na redação, e ainda vai ter uma boa argumentação! A leitura não só estimula uma série de coisas, como também a escrita. Pois é lógico que, se você leu e aprendeu uma série de palavras e seus significados, e também aprendeu diversos estilos de escrita, você consegue transpor isto para o papel também!
8-) Expande os Horizontes. Esta é uma variação do "agrega conhecimento". Neste caso você está ampliando seus horizontes. Sua mente e pensamentos amadurecem junto com suas leituras. 

9-) Nunca se está só. Ler um livro é ter um amigo ao seu lado a qualquer momento. Você pode estar sozinho em qualquer lugar, mas com um livro nunca vai estar só.

10-) Transforma sua vida. Sim, os livros transformam sua vida! Sabe aquele livro que você leu e pensou "nossa, este livro mudou minha vida". Pois é, eles mudam mesmo. A percepção que você ganha com estes livros modifica seu modo de pensar, e muitas vezes até mesmo de agir ou encarar as coisas. 

11-) Estimula os Sentimentos. Raiva, paixão, carinho, empatia, empolgação, compaixão, tristeza, enlevo, amor, etc. Quando você lê você se envolve tanto que seus sentimentos ficam a flor da pele. Não é a toa que muitas vezes você sente "dentro da história" do livro que está lendo. A leitura causa uma série de estímulos que perduram mesmo após dias após o término. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu Comentário