domingo, abril 13, 2014

PROPOSTA - PARTE 73 E 74 - DE ALLAN PERCY,DO LIVRO: OSCAR WILDE PARA OS INQUIETOS


73 – Crie a si mesmo. Seja seu próprio poema.

Muitos leitores do poeta Jaime Gil de Biedma afirmam que o melhor de sua obra é uma frase que está na quarta capa de seu único livro. No trecho referido de Las personas del verbo, o escritor, tão amante dos prazeres da vida como Oscar Wilde, lamentava-se de ter trabalhado como poeta, quando o que desejava era “ser poema”. Ou seja: ser ele mesmo a vida vibrante, em vez de explicá-la.
Embora Biedma se dedicasse à poesia, cabe aqui lembrar a classificação que certa vez um crítico elaborou sobre os romancistas:
Os que escrevem histórias apaixonantes levam vidas tediosas. De outro modo, não encontrariam tempo para criar suas obras-primas. Os que levam vidas disparatadas e cheias de aventura produzem livros medíocres porque estão tão ocupados em viver que não têm tempo de escrever romances melhores.
Que tipo de escritor você deseja ser: poeta ou poema?





74 – A arte da música é a que está mais perto das lágrimas e das lembranças.
Embora criticasse os compositores de seu tempo, Oscar Wilde sabia que a música é uma via expressa para chegar às nossas emoções. Talvez por ser tão difícil de analisar e de explicar, ela nos fala de recônditos de nossa existência que outras artes não alcançam. Em seu ensaio El sonido es vida , o pianista e maestro argentino Daniel Barenboim reflete sobre os benefícios de nos entregarmos à música:
Ouvir música implica sentir para tentar entender a narração musical. Significa, portanto, sentir e pensar – mais ou menos como se diz que o sentimento é emoção e pensamento. Uma emoção não precisa necessariamente estar vinculada a uma pessoa real ou a um acontecimento verdadeiro: é a mente que a vincula a uma série de circunstâncias concretas, gerando um sentimento. Esse mesmo processo acontece quando escutamos uma peça musical. Portanto, ouvir uma obra musical de maneira ativa – isto é: não como música de fundo apenas –, além de ser um prazer, nos ajuda a conhecer nossas emoções e a pensar com mais clareza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu Comentário