terça-feira, abril 15, 2014

PROPOSTA - PARTE 79 E 80 - DE ALLAN PERCY,DO LIVRO: OSCAR WILDE PARA OS INQUIETOS






















79 – A cada boa impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular, é preciso ser medíocre.
O psicólogo e psiquiatra espanhol Enrique Rojas aconselha:
“Aqueles que se sentem alvo da inveja de colegas de trabalho, de estudo, vizinhos, amigos e até familiares devem saber que o mais importante é preservar-se, é não se expor a situações que provoquem ou acentuem essa sensação.”
Sobre o tão humano defeito da inveja, uma narrativa tradicional diz que certa vez uma serpente começou a perseguir um vaga-lume. Depois de três dias de perseguição incessante, e já sem forças, o vaga-lume parou e se dirigiu à serpente:
– Posso lhe fazer uma pergunta?
– Nunca dei ouvidos a uma presa, mas, como vou devorá-lo, pode perguntar...
– Eu pertenço à sua cadeia alimentar?
– Não.
– Já lhe fiz algum mal?
– Não.
– Então, por que você quer acabar comigo?
Após meditar um tempinho, a serpente respondeu:
– Porque não suporto vê-lo brilhar.
 80 – Nada é tão perigoso como ser moderno demais. Fica-se com uma tendência a virar antiquado de repente.
Muitas pessoas sentem necessidade de parecer modernas para demonstrar que se mantêm jovens e que acompanham as transformações do mundo.
Mas o fato é que seguir assiduamente todos os últimos modismos pode chegar a ser ridículo ou mesmo perigoso. Veja, por exemplo, a seguinte notícia, publicada em um jornal no dia 28 de fevereiro de 2010:
Num desfile de moda canina realizado em Madri, foram reunidos cães a partir de um mês de idade que exibiam coletes, pijamas, capas de chuva, casacos e acessórios. Um cachorro de dois anos morreu durante o evento,estrangulado por seu próprio casaco.
Ser moderno não significa estar em dia com a última moda. Trata-se de algo completamente diferente. Como dizia o poeta francês Charles Baudelaire, moderna “é a pessoa que faz de sua vida uma verdadeira obra de arte. Aquela que inventa a si mesma, que faz de sua vida algo singular”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu Comentário