1 - Sentir, ou melhor, viver a história; ter a
expressão viva, ardente, sugestiva.
A história deve despertar a sensibilidade
de quem a conta, sem emoção,
não terá sucesso.
2 - Narrar com naturalidade,
sem afetação.
O vocabulário utilizado deve ser adequado
ao público ouvinte. Na oralidade é preciso
ser mais claro e objetivo, sendo necessário
às vezes, completar as idéias da história.
3 - Conhecer com absoluta
2 - Narrar com naturalidade,
sem afetação.
O vocabulário utilizado deve ser adequado
ao público ouvinte. Na oralidade é preciso
ser mais claro e objetivo, sendo necessário
às vezes, completar as idéias da história.
3 - Conhecer com absoluta
confiança o enredo.
O contador tem que estar seguro sobre
o que vai contar, do contrário é melhor não contar.
4 - Dominar o interesse do público.
Sempre buscar maneiras de fazer com
que os ouvintes permaneçam
O contador tem que estar seguro sobre
o que vai contar, do contrário é melhor não contar.
4 - Dominar o interesse do público.
Sempre buscar maneiras de fazer com
que os ouvintes permaneçam
concentrados na história.
5 - Contar dramaticamente.
O contador pode se passar por algum
dos personagens ou por todos.
6 - Falar com voz adequada, clara e agradável.
Não convém falar em falsete ou impostando a voz,
a não ser que seja em momentos
específicos para caracterizar um personagem.
7 - Ser comedido nos gestos.
Se exagerar em gestos sem objetivos,
quando fizer um que seja necessário
para melhor entender a história,
5 - Contar dramaticamente.
O contador pode se passar por algum
dos personagens ou por todos.
6 - Falar com voz adequada, clara e agradável.
Não convém falar em falsete ou impostando a voz,
a não ser que seja em momentos
específicos para caracterizar um personagem.
7 - Ser comedido nos gestos.
Se exagerar em gestos sem objetivos,
quando fizer um que seja necessário
para melhor entender a história,
não será notado.
8 - Ter espírito inventivo e original.
Contar as histórias com suas próprias palavras
– contar o que está velho de forma nova.
Se a história for de livro deve ser adaptada,
pois a linguagem escrita é diferente da oral.
9 - Ter estudado a história.
Não é necessário decorar,
mas sim testar diversas possibilidades
de exploração oral para
8 - Ter espírito inventivo e original.
Contar as histórias com suas próprias palavras
– contar o que está velho de forma nova.
Se a história for de livro deve ser adaptada,
pois a linguagem escrita é diferente da oral.
9 - Ter estudado a história.
Não é necessário decorar,
mas sim testar diversas possibilidades
de exploração oral para
contar com espontaneidade.
Na utilização da contação de
histórias em sala de aula todos
saem ganhando, seja o aluno, que
será instigado a imaginar e criar,
seja o professor, que terá uma
aula muito mais agradável e produtiva
=======================================
Importância da contação de histórias:
•Ouvindo histórias a criança tem a
oportunidade de vivenciar emoções
(medo, raiva, tristeza, alegria...),
podendo assim, solucionar
conflitos internos, pois as histórias
suscitam o imaginário da criança
e fazem com que sua curiosidade
Na utilização da contação de
histórias em sala de aula todos
saem ganhando, seja o aluno, que
será instigado a imaginar e criar,
seja o professor, que terá uma
aula muito mais agradável e produtiva
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Importância da contação de histórias:
•Ouvindo histórias a criança tem a
oportunidade de vivenciar emoções
(medo, raiva, tristeza, alegria...),
podendo assim, solucionar
conflitos internos, pois as histórias
suscitam o imaginário da criança
e fazem com que sua curiosidade
seja respondida;
• Através das histórias pode-se
descobrir outros lugares,
outros tempos, ampliando
e enriquecendo experiências;
•As histórias desencadeiam processos
mentais que levarão à formação
de conceitos e à formação
• Através das histórias pode-se
descobrir outros lugares,
outros tempos, ampliando
e enriquecendo experiências;
•As histórias desencadeiam processos
mentais que levarão à formação
de conceitos e à formação
da auto-estima;
•As histórias esclarecem o
pensamento, dão o sentido da ordem,
desenvolvendo assim, a capacidade
de dar seqüência lógica aos fatos;
•As histórias desenvolvem
o poder da observação,
educando a concentração da criança;
•No sentido da língua, estimulam
o interesse pela leitura, desenvolvem
o gosto literário, fixam e ampliam
o vocabulário, desenvolvem
a linguagem oral e escrita
Fonte:Ana Leticia Accorsi Thomson
•As histórias esclarecem o
pensamento, dão o sentido da ordem,
desenvolvendo assim, a capacidade
de dar seqüência lógica aos fatos;
•As histórias desenvolvem
o poder da observação,
educando a concentração da criança;
•No sentido da língua, estimulam
o interesse pela leitura, desenvolvem
o gosto literário, fixam e ampliam
o vocabulário, desenvolvem
a linguagem oral e escrita
Fonte:Ana Leticia Accorsi Thomson
Ah minha querida Tania...
ResponderExcluirComo são lindas tuas postagens...
Que Jesus abençoe e que muitas pessoas tenham acesso pois há um contador de histórias dentro de cada um de nós!!!
Bjos
Dani Leiliane
Passei aqui e amei teu blog. Parabéns!!!!!
ResponderExcluirmaninha Marcia
Olá Tânia amei este post será porque né rsrsrs lindo lindo e se vc me permitir levar este post para o meu cantinho eu farei isso e é claro amiga com os devidos créditos tá!
ResponderExcluirAmiga tbm vi o post do sorteio no blog da marcinha e me inscrevi então vc tem outro numero lá rsrs beijinhos fofos pra vc cheiiiinhos de contos e encantos!