sábado, janeiro 22, 2011

GESTÃO - O OLHAR SOBRE O TODO


VISÃO INTEGRADORA


O olhar sobre o todo
 Unir diversas áreas de atuação é uma das quatro práticas que fazem a diferença. 
Ter domínio sobre questões financeiras e produzir planilhas e balancetes é uma prática necessária a um bom gestor escolar. Porém, se não vierem acompanhadas de outras preocupações com o que acontece na escola, essas habilidades perdem o sentido. "O olhar dele deve recair sobre todos os aspectos da vida escolar e o grande desafio é conseguir estabelecer relações entre as áreas para que os alunos avancem", afirma Leunice Oliveira, coordenadora da especialização em Gestão da Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.


A pesquisa da FVC comprovou que as instituições com melhor desempenho são aquelas em que os diretores são capazes de unir oito áreas de atuação:
- Gestão pedagógica,
- Gestão administrativa,
- Gestão financeira,
- Gestão da infraestrutura,
- Gestão da comunidade,
- Gestão de relações pessoais,
- Gestão dos resultados escolares e
- Gestão do relacionamento com a rede.


"Construir essa visão integradora significa entender que cada uma das áreas não é um fim em si mesma, mas um meio de fazer a escola cumprir seus objetivos", explica Mário Aquino, da FGV. Ao estabelecer rotinas e atividades coordenadas e relacioná-las com as metas, o diretor começa a criar a cultura de eficiência. A instituição que tem um projeto pedagógico construído coletivamente tem uma vantagem: os propósitos educativos e as metas estão definidos no documento - e ambos são conhecidos de todos, o que facilita atrelar novas ações aos propósitos educativos.


Um ponto importante para desenvolver a visão integradora é compreender que a escola pública faz parte de um sistema maior. "O fato de pertencer a uma rede exige que ela se adapte às políticas públicas. Além disso, existe uma comunidade dentro e ao redor dela, que precisa estar comprometida com o trabalho pedagógico. Sem a reflexão sobre esses elementos, a gestão deixa de representar as necessidades dos alunos e se torna cada vez mais burocrática", acredita Márcia Ângela da Silva, professora da Universidade Federal de Pernambuco.


No entanto, os números da pesquisa do Ibope que revela o perfil do diretor escolar mostram que isso está longe da realidade: apenas 13% dos entrevistados afirmam que observar todos os ambientes da escola é uma característica de um bom gestor e só 4% compartilham assuntos de gestão com a comunidade escolar (leia mais no quadro abaixo).
13% afirmam que observar todos os
 ambientes da escola é característica 
de um bom gestor.
4% dizem que compartilhar a

 administração com a equipe é 
fundamental para exercer bem a função.
40% se reúnem com o

 coordenador pedagógico só
 uma vez por semana.
Porém 45% tratam de questões 

administrativas e burocráticas todos os dias. 
O diretor e a visão integradora
Os diretores brasileiros estão longe de
 ter uma visão global da escola. O espaço da
 agenda destinado à gestão administrativa
 ainda é bem maior do que o reservado
 aos outros campos: 45% afirmam lidar 
com questões burocráticas todos os dias,
 enquanto reuniões com o coordenador 
são realizadas com frequência bem menor
 (40% fazem isso uma vez por semana, 
e 38%, uma única vez por mês!). O conhecimento 
sobre a comunidade, básico para enxergar
 a escola como parte de um sistema, é 
citado por apenas 6% dos entrevistados
 como sendo uma atribuição do diretor 
competente. Para integrar as diversas áreas, 
é preciso conhecê-las, mas somente 
13% afirmam que observar todos os 
ambientes escolares é uma característica 
de um bom gestor e míseros 4%
mencionam que compartilhar a 
administração com outros atores é uma boa prática.
Fonte FVC/Ibope
Passar a ter essa visão integradora, portanto, exige procurar uma formação teórica sólida, que propicie mais conhecimento sobre as várias áreas da gestão e dominar os instrumentos que permitam analisar a realidade escolar dentro e fora dos muros.


Para enxergar a escola em sua totalidade, procure:
- Observar o movimento da escola no dia a dia para analisar o clima entre alunos, professores e funcionários e estar sempre atento aos sinais que mostrem que algo não corre bem.
- Montar um quadro com as oito áreas da gestão, prevendo rotinas e anotando os principais processos relacionados a cada uma delas e os profissionais envolvidos na realização das tarefas.
- Questionar as ações, os procedimentos e as novas propostas para se certificar da relação de cada projeto com os propósitos maiores da escola.
- Construir e avaliar com a equipe, ao longo de cada ano, o projeto pedagógico da escola. Ele deve conter as metas da instituição e projetar ações e caminhos para atingi-las. Dentro de cada área da gestão, é essencial prever as atividades necessárias, as condições e o tempo para executá-las.
- Solicitar que todos os funcionários façam uma lista das atividades cotidianas para poder discutir com eles os desvios de função e sugerir novas formas de organização do trabalho em função das reais necessidades da comunidade escolar.
Fonte: Nova Escola

Um comentário:

  1. TEM UM SELINHO PARA VOCÊ.
    BEIJINHOS.....

    http://professorinhamuitomaluquinha.blogspot.com/2011/01/selinho-para-voce_24.html

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