domingo, junho 26, 2011

MUITO BOM - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO -


Alfabetização e LetramentoRob Gonçalves


Essa imagem ilustra bem o conceito de letramento. 
É abrir as portas e janelas do mundo por meio da leitura, 
da oralidade e ser capaz de se relacionar bem nas diversas práticas sociais.
"Letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem,
 um mapa de quem você é, e de tudo que pode ser. "                               Magda Soares
O tema foi iniciado pela professora 
Rosineide Magalhães (CFORM/UnB). Vimos primeiro
 que a leitura e a escrita devem ser concebidas
 dentro de práticas sociais, tornando o aluno capaz 
de participar de sua comunidade de forma efetiva.

Conceitos:
Letramento: conjunto de práticas que denotam 
a capacidade de uso de diferentes tipos de 
material escrito. HOUAISS, 2004
Alfabetização: é um processo dentro do letramento
 e, segundo Magda Soares, é a ação de
ensinar/aprender a ler e a escrever.
A criança, mesmo não alfabetizada, já pode 
ser inserida em um processo de letramento. 
Pois, ela faz a leitura incidental de rótulos, imagens,
 gestos, emoções. O contato com o mundo letrado
 é muito antes das letras e vai além delas.
Conceitos de letramento:
Do ponto de vista social, o letramento é um fenômeno 
cultural relativo às atividades que envolvem a língua escrita.  
A ênfase recai nos “usos, funções e propósitos da língua
 escrita no contexto social” (SOARES, 2006).
                           
                       “Processo de inserção e participação na cultura escrita”.
 (VAL, 2006)

            “Compreensão e uso efetivo da língua escrita
 em práticas sociais diversificadas”. (Ibid)

             “Possibilidades de participação nas práticas sociais
 que envolvem a língua escrita” (Ibid)

             “Saber utilizar a língua escrita nas situações em que esta
 é necessária, lendo e produzindo textos” 
(BATISTA, 2003 in VAL,
 2006, p. 19).

             “Conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades,
 necessário para usar a língua nas práticas sociais”
 (BATISTA, 2003 in VAL, 2006, p. 19).
                           “... entendido como o desenvolvimento de
 comportamentos e habilidades de uso competente da leitura 
e da escrita em práticas sociais” (SOARES, 2004).                              
                            “O letramento abrange o processo de desenvolvimento
 e o uso dos sistemas da escrita nas sociedades, ou seja, 
o desenvolvimento histórico da escrita refletindo outras 
mudanças sociais e tecnológicas, como a alfabetização universal,
 a democratização do ensino, o acesso a fontes aparentemente
 ilimitadas de papel, o surgimento da internet.” (KLEIMAN, 2005).
 Conceitos de alfabetização:
“Processo específico e indispensável de apropriação 
do sistema da escrita, a conquista dos princípios alfabético 
e ortográfico que possibilitem ao aluno ler e escrever 
com autonomia” (VAL, 2006, p. 19).

             “A alfabetização diz respeito à compreensão e 
ao domínio do chamado código escrito, que se organiza 
em torno de relações entre a pauta sonora da fala e 
as letras (e outras convenções) usadas para
 representá-la, a pauta, na escrita” (VAL, 2006, p. 19).
                              
                          “A alfabetização se ocupa da aquisição da
 escrita por um indivíduo ou grupo” (BATISTA, 006)

Livro:
Letramento: um tema em três gêneros 
– Magda Soares 

Fonte: Blog Educação Infantil

sábado, junho 25, 2011

A LINDA ALUNA MAYUMI NIEDERMAIER KATO - LEITURA NA BIBLIOTECA - EEB"LEOPOLDO JACOBSEN"


Biblioteca 



Conceito e espaços nos quais a biblioteca se 
concretiza na Educação Infantil.

Biblioteca Infantil
Sobre biblioteca infantil, a professora Maysa Ornelas
 levou seu texto “A Biblioteca na Educação Infantil: 
Que Espaço é Esse?” para entendermos o conceito
e os espaços nos quais a biblioteca se
concretiza na Educação Infantil.
 Conceitos:
Biblioteca infantil: 
É uma resposta a necessidade da criança frente
à sociedade. Mas que, segundo FRAGOSO apud ORNELAS, 
numa visão tradicional e desvinculada da ideia de 
letramento, tem recebido pouca importância devido
ao fato de as crianças pequenas ainda não terem se 
apropriado da escrita e da leitura.
 O conceito de biblioteca é humanizado quando tem
seu foco dirigido para o leitor – assembléia de leitores.
 Assim, o critério para definir biblioteca infantil é 
o atendimento especializado a esse púbico.
 Existe também a preocupação com a função recreativa
da biblioteca infantil. Deve ser um espaço com atividades
 de leitura, artes, exposições, dramatizações. Ou seja,
 promover uma vivência emocional com o livro.
 Biblioteca na Educação Infantil: 
 Para ORNELAS, 2002:
“A biblioteca na educação infantil é a biblioteca infantil! 
É importante notar que por trás da aparente obviedade
 desta afirmativa, há um emaranhado de questões
ligadas à infância, à linguagem, à ludicidade e ao
próprio conceito e características desse tipo de biblioteca.”
Tipos de biblioteca infantil de acordo com os espaços
que ocupam:
      Central:possui um espaço próprio.
      Setorial: ocupa um setor dentro de uma biblioteca
      De classe: no interior da sala de aula
      Volante: móvel com livros que transita pela escola
      Funcional: não possui espaço físico definido, é uma
 rotina de atividades de leitura.
 Com esses conceitos podemos dizer que, praticamente,
 toda escola dispõe de uma biblioteca, já que sua
existência não depende apenas de espaço físico e 
de um grande acervo, mas também das atividades 
que são realizadas e da relação que os  professores
 estabelecem com o livro, com a leitura na sala de aula.
  A escola que possui todos esses tipos de biblioteca 
permite aos alunos o experimentar de espaços
 diferenciados de leitura e de atividades ligadas à leitura,
bem como vivenciar os comportamentos esperados 
em cada um deles. Dessa maneira, a criança é inserida 
em práticas sociais reais que envolvem a leitura e 
a escrita mesmo antes de estar formalmente alfabetizada.
O que a criança encontra na biblioteca infantil?
 Ela encontra um local para ler (em sentido amplo),
escrever, escutar, falar, criar, brincar, se relacionar 
com o outro e, consequentemente, um espaço 
para aprendizagens significativas.
Fonte: Blog Educação Infantil

segunda-feira, junho 20, 2011

- MÚSICA : BENEFÍCIOS PARA CRIANÇA -

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MÚSICA

A música torna as crianças mais espertas. Ela estimula as 

células cerebrais. Dr. Salerian, médico norte-americano, 
sugere: quanto mais cedo a música é introduzida na
vida das crianças tanto melhor o resultado.
O Professor Mark Jude Tramo, também dos EUA, diz:
quanto mais cedo se desenvolvem as habilidades musicais 
de uma criança, tanto mais ela desenvolve sua inteligência. 
Crianças pequenas que estudam algum instrumento ou têm
 alguma educação artística obtiveram uma classificação 
de inteligência 27% mais alta do que as que não a tiveram.


 Não quer dizer que todos os que têm alguma educação
 musical são os melhores, mas não há dúvida de que
crianças que estudam algum instrumento ganham 99
pontos a mais nos testes de inteligência, em comparação 
com as que não estudam.

Nos EUA, as pesquisas continuam tentando desvendar

completamente o efeito da educação musical sobre o
desenvolvimento cerebral. Em 2001, 150 milhões de 
dólares foram colocados à disposição do Fundo Nacional
de Artes especialmente para a aquisição de instrumentos
 nas escolas públicas.
Instrumentos que produzem timbre similar ao dos
sinos e chocalhos, canções em que se batem as mãos
 ou movimentam-se ritmicamente os pés aumentam 
não somente o prazer das crianças pela música,
 mas igualmente sua memória, atenção, coordenação, 
ordem seqüencial, rapidez de compreensão como 
também sua inteligência, fazendo-as ao mesmo 
tempo criativas e fortalecendo seus músculos.

A partir da idade em que o bebê já está aprendendo

 a andar até a idade pré-escolar, com ajuda de música
e ritmos as crianças aprendem incrivelmente mais rápido, 
aumentando substancialmente sua inteligência
 (Jordan Abramson, EUA). O pensamento lógico e
 a música encontram-se no mesmo lado do cérebro.

Crianças desenvolvem-se intelectualmente com 

atividades artísticas. Quando aprendem a gastar
 seu tempo livre de uma maneira construtiva, não somente
 criam valores e elevam sua autoconfiança, 
como também aumentam substancialmente sua inteligência.

O cérebro não aumenta, nem a inteligência se cria

 através da alfabetização precoce, mas sim através 
de atividades criativas e convivência com crianças 
maiores, as quais lhes servem de exemplo, e
também com crianças menores, as quais lhes
 fornecem equilíbrio por meio da não-competitividade.

O importante para a criança é que não se roube 

sua infância, na qual desenvolve sua inteligência,
sua base cultural e sua autoconfiança. O simples 
“treino no objeto”, como o faz nosso ensino atual, 
é a maneira mais segura de eliminar gênios. 
Com sua classificação por notas, incute sentimentos 
de inferioridade na maioria das crianças que não 
estão no topo da classificação piramidal.

(Extraído da revista Washington Parent, 
p. 36-40.)