O presente blog tem por objetivo maior divulgar o trabalho feito na EEB."Leopoldo Jacobsen", no município de Taió, por Tânia Míriam, na Contação de Histórias,Direção,todos os Professores e Colaboradores da Escola. O Projeto 1001 Contos nasceu em 2005, quando os alunos vinham trocar os livros. Logo, vimos a necessidade de algo mais para despertar o gosto pela leitura. Nada mais eficaz do que contar histórias para encantar.
quinta-feira, junho 30, 2011
quarta-feira, junho 29, 2011
terça-feira, junho 28, 2011
segunda-feira, junho 27, 2011
domingo, junho 26, 2011
MUITO BOM - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO -
Alfabetização e Letramento
Essa imagem ilustra bem o conceito de letramento.
É abrir as portas e janelas do mundo por meio da leitura,
da oralidade e ser capaz de se relacionar bem nas diversas práticas sociais.
"Letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem,
um mapa de quem você é, e de tudo que pode ser. " Magda Soares
O tema foi iniciado pela professora
Rosineide Magalhães (CFORM/UnB). Vimos primeiro
que a leitura e a escrita devem ser concebidas
dentro de práticas sociais, tornando o aluno capaz
de participar de sua comunidade de forma efetiva.
Conceitos:
Letramento: conjunto de práticas que denotam
a capacidade de uso de diferentes tipos de
material escrito. HOUAISS, 2004
Alfabetização: é um processo dentro do letramento
e, segundo Magda Soares, é a ação de
ensinar/aprender a ler e a escrever.
A criança, mesmo não alfabetizada, já pode
ser inserida em um processo de letramento.
Pois, ela faz a leitura incidental de rótulos, imagens,
gestos, emoções. O contato com o mundo letrado
é muito antes das letras e vai além delas.
Conceitos de letramento:
Do ponto de vista social, o letramento é um fenômeno
cultural relativo às atividades que envolvem a língua escrita.
A ênfase recai nos “usos, funções e propósitos da língua
escrita no contexto social” (SOARES, 2006).
“Processo de inserção e participação na cultura escrita”.
(VAL, 2006)
“Compreensão e uso efetivo da língua escrita
em práticas sociais diversificadas”. (Ibid)
“Possibilidades de participação nas práticas sociais
que envolvem a língua escrita” (Ibid)
“Saber utilizar a língua escrita nas situações em que esta
é necessária, lendo e produzindo textos”
(BATISTA, 2003 in VAL,
2006, p. 19).
“Conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades,
necessário para usar a língua nas práticas sociais”
(BATISTA, 2003 in VAL, 2006, p. 19).
“... entendido como o desenvolvimento de
comportamentos e habilidades de uso competente da leitura
e da escrita em práticas sociais” (SOARES, 2004).
“O letramento abrange o processo de desenvolvimento
e o uso dos sistemas da escrita nas sociedades, ou seja,
o desenvolvimento histórico da escrita refletindo outras
mudanças sociais e tecnológicas, como a alfabetização universal,
a democratização do ensino, o acesso a fontes aparentemente
ilimitadas de papel, o surgimento da internet.” (KLEIMAN, 2005).
Conceitos de alfabetização:
“Processo específico e indispensável de apropriação
do sistema da escrita, a conquista dos princípios alfabético
e ortográfico que possibilitem ao aluno ler e escrever
com autonomia” (VAL, 2006, p. 19).
“A alfabetização diz respeito à compreensão e
ao domínio do chamado código escrito, que se organiza
em torno de relações entre a pauta sonora da fala e
as letras (e outras convenções) usadas para
representá-la, a pauta, na escrita” (VAL, 2006, p. 19).
“A alfabetização se ocupa da aquisição da
escrita por um indivíduo ou grupo” (BATISTA, 006)
Livro:
Letramento: um tema em três gêneros
– Magda Soares
Fonte: Blog Educação Infantil
sábado, junho 25, 2011
A LINDA ALUNA MAYUMI NIEDERMAIER KATO - LEITURA NA BIBLIOTECA - EEB"LEOPOLDO JACOBSEN"
Biblioteca
Conceito e espaços nos quais a biblioteca se
concretiza na Educação Infantil.
Biblioteca Infantil
Sobre biblioteca infantil, a professora Maysa Ornelas
levou seu texto “A Biblioteca na Educação Infantil:
Que Espaço é Esse?” para entendermos o conceito
e os espaços nos quais a biblioteca se
concretiza na Educação Infantil.
Conceitos:
Biblioteca infantil:
É uma resposta a necessidade da criança frente
Biblioteca infantil:
É uma resposta a necessidade da criança frente
à sociedade. Mas que, segundo FRAGOSO apud ORNELAS,
numa visão tradicional e desvinculada da ideia de
letramento, tem recebido pouca importância devido
ao fato de as crianças pequenas ainda não terem se
apropriado da escrita e da leitura.
O conceito de biblioteca é humanizado quando tem
seu foco dirigido para o leitor – assembléia de leitores.
Assim, o critério para definir biblioteca infantil é
o atendimento especializado a esse púbico.
Existe também a preocupação com a função recreativa
da biblioteca infantil. Deve ser um espaço com atividades
de leitura, artes, exposições, dramatizações. Ou seja,
promover uma vivência emocional com o livro.
Biblioteca na Educação Infantil:
Para ORNELAS, 2002:
“A biblioteca na educação infantil é a biblioteca infantil!
Para ORNELAS, 2002:
“A biblioteca na educação infantil é a biblioteca infantil!
É importante notar que por trás da aparente obviedade
desta afirmativa, há um emaranhado de questões
ligadas à infância, à linguagem, à ludicidade e ao
próprio conceito e características desse tipo de biblioteca.”
Tipos de biblioteca infantil de acordo com os espaços
que ocupam:
Central:possui um espaço próprio.
Setorial: ocupa um setor dentro de uma biblioteca
De classe: no interior da sala de aula
Volante: móvel com livros que transita pela escola
Funcional: não possui espaço físico definido, é uma
Central:possui um espaço próprio.
Setorial: ocupa um setor dentro de uma biblioteca
De classe: no interior da sala de aula
Volante: móvel com livros que transita pela escola
Funcional: não possui espaço físico definido, é uma
rotina de atividades de leitura.
Com esses conceitos podemos dizer que, praticamente,
toda escola dispõe de uma biblioteca, já que sua
existência não depende apenas de espaço físico e
de um grande acervo, mas também das atividades
que são realizadas e da relação que os professores
estabelecem com o livro, com a leitura na sala de aula.
A escola que possui todos esses tipos de biblioteca
A escola que possui todos esses tipos de biblioteca
permite aos alunos o experimentar de espaços
diferenciados de leitura e de atividades ligadas à leitura,
bem como vivenciar os comportamentos esperados
em cada um deles. Dessa maneira, a criança é inserida
em práticas sociais reais que envolvem a leitura e
a escrita mesmo antes de estar formalmente alfabetizada.
O que a criança encontra na biblioteca infantil?
Ela encontra um local para ler (em sentido amplo),
Ela encontra um local para ler (em sentido amplo),
escrever, escutar, falar, criar, brincar, se relacionar
com o outro e, consequentemente, um espaço
para aprendizagens significativas.
Fonte: Blog Educação Infantil
Fonte: Blog Educação Infantil
sexta-feira, junho 24, 2011
quarta-feira, junho 22, 2011
terça-feira, junho 21, 2011
segunda-feira, junho 20, 2011
- MÚSICA : BENEFÍCIOS PARA CRIANÇA -
MÚSICA
A música torna as crianças mais espertas. Ela estimula as
células cerebrais. Dr. Salerian, médico norte-americano,
sugere: quanto mais cedo a música é introduzida na
vida das crianças tanto melhor o resultado.
O Professor Mark Jude Tramo, também dos EUA, diz:
quanto mais cedo se desenvolvem as habilidades musicais
de uma criança, tanto mais ela desenvolve sua inteligência.
Crianças pequenas que estudam algum instrumento ou têm
alguma educação artística obtiveram uma classificação
de inteligência 27% mais alta do que as que não a tiveram.
Não quer dizer que todos os que têm alguma educação
musical são os melhores, mas não há dúvida de que
crianças que estudam algum instrumento ganham 99
pontos a mais nos testes de inteligência, em comparação
com as que não estudam.
Nos EUA, as pesquisas continuam tentando desvendar
completamente o efeito da educação musical sobre o
desenvolvimento cerebral. Em 2001, 150 milhões de
dólares foram colocados à disposição do Fundo Nacional
de Artes especialmente para a aquisição de instrumentos
nas escolas públicas.
Instrumentos que produzem timbre similar ao dos
sinos e chocalhos, canções em que se batem as mãos
ou movimentam-se ritmicamente os pés aumentam
não somente o prazer das crianças pela música,
mas igualmente sua memória, atenção, coordenação,
ordem seqüencial, rapidez de compreensão como
também sua inteligência, fazendo-as ao mesmo
tempo criativas e fortalecendo seus músculos.
A partir da idade em que o bebê já está aprendendo
a andar até a idade pré-escolar, com ajuda de música
e ritmos as crianças aprendem incrivelmente mais rápido,
aumentando substancialmente sua inteligência
(Jordan Abramson, EUA). O pensamento lógico e
a música encontram-se no mesmo lado do cérebro.
Crianças desenvolvem-se intelectualmente com
atividades artísticas. Quando aprendem a gastar
seu tempo livre de uma maneira construtiva, não somente
criam valores e elevam sua autoconfiança,
como também aumentam substancialmente sua inteligência.
O cérebro não aumenta, nem a inteligência se cria
através da alfabetização precoce, mas sim através
de atividades criativas e convivência com crianças
maiores, as quais lhes servem de exemplo, e
também com crianças menores, as quais lhes
fornecem equilíbrio por meio da não-competitividade.
O importante para a criança é que não se roube
sua infância, na qual desenvolve sua inteligência,
sua base cultural e sua autoconfiança. O simples
“treino no objeto”, como o faz nosso ensino atual,
é a maneira mais segura de eliminar gênios.
Com sua classificação por notas, incute sentimentos
de inferioridade na maioria das crianças que não
estão no topo da classificação piramidal.
(Extraído da revista Washington Parent, p. 36-40.)