Biblioteca
Conceito e espaços nos quais a biblioteca se
concretiza na Educação Infantil.
Biblioteca Infantil
Sobre biblioteca infantil, a professora Maysa Ornelas
levou seu texto “A Biblioteca na Educação Infantil:
Que Espaço é Esse?” para entendermos o conceito
e os espaços nos quais a biblioteca se
concretiza na Educação Infantil.
Conceitos:
Biblioteca infantil:
É uma resposta a necessidade da criança frente
Biblioteca infantil:
É uma resposta a necessidade da criança frente
à sociedade. Mas que, segundo FRAGOSO apud ORNELAS,
numa visão tradicional e desvinculada da ideia de
letramento, tem recebido pouca importância devido
ao fato de as crianças pequenas ainda não terem se
apropriado da escrita e da leitura.
O conceito de biblioteca é humanizado quando tem
seu foco dirigido para o leitor – assembléia de leitores.
Assim, o critério para definir biblioteca infantil é
o atendimento especializado a esse púbico.
Existe também a preocupação com a função recreativa
da biblioteca infantil. Deve ser um espaço com atividades
de leitura, artes, exposições, dramatizações. Ou seja,
promover uma vivência emocional com o livro.
Biblioteca na Educação Infantil:
Para ORNELAS, 2002:
“A biblioteca na educação infantil é a biblioteca infantil!
Para ORNELAS, 2002:
“A biblioteca na educação infantil é a biblioteca infantil!
É importante notar que por trás da aparente obviedade
desta afirmativa, há um emaranhado de questões
ligadas à infância, à linguagem, à ludicidade e ao
próprio conceito e características desse tipo de biblioteca.”
Tipos de biblioteca infantil de acordo com os espaços
que ocupam:
Central:possui um espaço próprio.
Setorial: ocupa um setor dentro de uma biblioteca
De classe: no interior da sala de aula
Volante: móvel com livros que transita pela escola
Funcional: não possui espaço físico definido, é uma
Central:possui um espaço próprio.
Setorial: ocupa um setor dentro de uma biblioteca
De classe: no interior da sala de aula
Volante: móvel com livros que transita pela escola
Funcional: não possui espaço físico definido, é uma
rotina de atividades de leitura.
Com esses conceitos podemos dizer que, praticamente,
toda escola dispõe de uma biblioteca, já que sua
existência não depende apenas de espaço físico e
de um grande acervo, mas também das atividades
que são realizadas e da relação que os professores
estabelecem com o livro, com a leitura na sala de aula.
A escola que possui todos esses tipos de biblioteca
A escola que possui todos esses tipos de biblioteca
permite aos alunos o experimentar de espaços
diferenciados de leitura e de atividades ligadas à leitura,
bem como vivenciar os comportamentos esperados
em cada um deles. Dessa maneira, a criança é inserida
em práticas sociais reais que envolvem a leitura e
a escrita mesmo antes de estar formalmente alfabetizada.
O que a criança encontra na biblioteca infantil?
Ela encontra um local para ler (em sentido amplo),
Ela encontra um local para ler (em sentido amplo),
escrever, escutar, falar, criar, brincar, se relacionar
com o outro e, consequentemente, um espaço
para aprendizagens significativas.
Fonte: Blog Educação Infantil
Fonte: Blog Educação Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu Comentário