segunda-feira, junho 20, 2011

- MÚSICA : BENEFÍCIOS PARA CRIANÇA -

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MÚSICA

A música torna as crianças mais espertas. Ela estimula as 

células cerebrais. Dr. Salerian, médico norte-americano, 
sugere: quanto mais cedo a música é introduzida na
vida das crianças tanto melhor o resultado.
O Professor Mark Jude Tramo, também dos EUA, diz:
quanto mais cedo se desenvolvem as habilidades musicais 
de uma criança, tanto mais ela desenvolve sua inteligência. 
Crianças pequenas que estudam algum instrumento ou têm
 alguma educação artística obtiveram uma classificação 
de inteligência 27% mais alta do que as que não a tiveram.


 Não quer dizer que todos os que têm alguma educação
 musical são os melhores, mas não há dúvida de que
crianças que estudam algum instrumento ganham 99
pontos a mais nos testes de inteligência, em comparação 
com as que não estudam.

Nos EUA, as pesquisas continuam tentando desvendar

completamente o efeito da educação musical sobre o
desenvolvimento cerebral. Em 2001, 150 milhões de 
dólares foram colocados à disposição do Fundo Nacional
de Artes especialmente para a aquisição de instrumentos
 nas escolas públicas.
Instrumentos que produzem timbre similar ao dos
sinos e chocalhos, canções em que se batem as mãos
 ou movimentam-se ritmicamente os pés aumentam 
não somente o prazer das crianças pela música,
 mas igualmente sua memória, atenção, coordenação, 
ordem seqüencial, rapidez de compreensão como 
também sua inteligência, fazendo-as ao mesmo 
tempo criativas e fortalecendo seus músculos.

A partir da idade em que o bebê já está aprendendo

 a andar até a idade pré-escolar, com ajuda de música
e ritmos as crianças aprendem incrivelmente mais rápido, 
aumentando substancialmente sua inteligência
 (Jordan Abramson, EUA). O pensamento lógico e
 a música encontram-se no mesmo lado do cérebro.

Crianças desenvolvem-se intelectualmente com 

atividades artísticas. Quando aprendem a gastar
 seu tempo livre de uma maneira construtiva, não somente
 criam valores e elevam sua autoconfiança, 
como também aumentam substancialmente sua inteligência.

O cérebro não aumenta, nem a inteligência se cria

 através da alfabetização precoce, mas sim através 
de atividades criativas e convivência com crianças 
maiores, as quais lhes servem de exemplo, e
também com crianças menores, as quais lhes
 fornecem equilíbrio por meio da não-competitividade.

O importante para a criança é que não se roube 

sua infância, na qual desenvolve sua inteligência,
sua base cultural e sua autoconfiança. O simples 
“treino no objeto”, como o faz nosso ensino atual, 
é a maneira mais segura de eliminar gênios. 
Com sua classificação por notas, incute sentimentos 
de inferioridade na maioria das crianças que não 
estão no topo da classificação piramidal.

(Extraído da revista Washington Parent, 
p. 36-40.) 

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