Alfabetização e Letramento
Essa imagem ilustra bem o conceito de letramento.
É abrir as portas e janelas do mundo por meio da leitura,
da oralidade e ser capaz de se relacionar bem nas diversas práticas sociais.
"Letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem,
um mapa de quem você é, e de tudo que pode ser. " Magda Soares
O tema foi iniciado pela professora
Rosineide Magalhães (CFORM/UnB). Vimos primeiro
que a leitura e a escrita devem ser concebidas
dentro de práticas sociais, tornando o aluno capaz
de participar de sua comunidade de forma efetiva.
Conceitos:
Letramento: conjunto de práticas que denotam
a capacidade de uso de diferentes tipos de
material escrito. HOUAISS, 2004
Alfabetização: é um processo dentro do letramento
e, segundo Magda Soares, é a ação de
ensinar/aprender a ler e a escrever.
A criança, mesmo não alfabetizada, já pode
ser inserida em um processo de letramento.
Pois, ela faz a leitura incidental de rótulos, imagens,
gestos, emoções. O contato com o mundo letrado
é muito antes das letras e vai além delas.
Conceitos de letramento:
Do ponto de vista social, o letramento é um fenômeno
cultural relativo às atividades que envolvem a língua escrita.
A ênfase recai nos “usos, funções e propósitos da língua
escrita no contexto social” (SOARES, 2006).
“Processo de inserção e participação na cultura escrita”.
(VAL, 2006)
“Compreensão e uso efetivo da língua escrita
em práticas sociais diversificadas”. (Ibid)
“Possibilidades de participação nas práticas sociais
que envolvem a língua escrita” (Ibid)
“Saber utilizar a língua escrita nas situações em que esta
é necessária, lendo e produzindo textos”
(BATISTA, 2003 in VAL,
2006, p. 19).
“Conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades,
necessário para usar a língua nas práticas sociais”
(BATISTA, 2003 in VAL, 2006, p. 19).
“... entendido como o desenvolvimento de
comportamentos e habilidades de uso competente da leitura
e da escrita em práticas sociais” (SOARES, 2004).
“O letramento abrange o processo de desenvolvimento
e o uso dos sistemas da escrita nas sociedades, ou seja,
o desenvolvimento histórico da escrita refletindo outras
mudanças sociais e tecnológicas, como a alfabetização universal,
a democratização do ensino, o acesso a fontes aparentemente
ilimitadas de papel, o surgimento da internet.” (KLEIMAN, 2005).
Conceitos de alfabetização:
“Processo específico e indispensável de apropriação
do sistema da escrita, a conquista dos princípios alfabético
e ortográfico que possibilitem ao aluno ler e escrever
com autonomia” (VAL, 2006, p. 19).
“A alfabetização diz respeito à compreensão e
ao domínio do chamado código escrito, que se organiza
em torno de relações entre a pauta sonora da fala e
as letras (e outras convenções) usadas para
representá-la, a pauta, na escrita” (VAL, 2006, p. 19).
“A alfabetização se ocupa da aquisição da
escrita por um indivíduo ou grupo” (BATISTA, 006)
Livro:
Letramento: um tema em três gêneros
– Magda Soares
Fonte: Blog Educação Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu Comentário