Características:
PSICOGENESE DA LÍNGUA ESCRITAAs pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky
apontam para as hipóteses que a criança
constrói neste processo.
Estas hipóteses estão descritas em
seu livro “A psicogênese da Língua Escrita”.
HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA
• Escrever e desenhar têm o mesmo significado;
• Não relaciona a escrita com a fala;
• Não diferencia letras de números;
• Reproduz traços típicos da escrita
de forma desordenada;
• Acredita que coisas grandes têm um
nome grande e coisas pequenas têm
nome um nome pequeno (realismo nominal);
• Usa as letras do nome para escrever tudo;
• Não aceita que seja possível escrever e
ler com menos de três letras;
• Leitura global: Lê a palavra como um todo.
Conflitos vividos pela criança nesta etapa:
• Que sinais eu uso para escrever palavras?
• Conhecer o significado dos sinais escritos.
Avanços:
• Diferenciar o desenho da escrita;
• Perceber as letras e seus sons;
• Identificar e escrever o próprio nome;
• Identificar o nome dos colegas;
• Perceber que usamos letras em diferentes posições.
Atividades favoráveis:
• Desenhar e escrever o que desenhou;
• Usar, reconhecer e ler o nome em situações significativas: chamada, marcar atividades, objetos, utilizá-lo em jogos, bilhetes, etc;
• Ter contato com diferentes portadores de textos;
• Frequentar a biblioteca, banca de jornais, etc;
• Conversar sobre a função da escrita;
• Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;
• Bingo de letras;
• Produção oral de histórias;
• Escrita espontânea;
• Textos coletivos tendo o professor como escriba;
• Aumentar o repertório de letras;
• Leitura dos nomes das crianças da classe,
quando isto for significativo;
• Comparar e relacionar palavras;
• Produzir textos de forma não convencional;
• Identificar personagens conhecidos a partir
de seus nomes, ou escrever seus nomes de
acordo com sua possibilidade;
• Recitar textos memorizados: parlendas,
poemas, músicas, etc;
• Atividades em que seja preciso
reconhecer e completar a letra inicial
e a letra final;
• Escrita de listas em que isto tenha
significado: listar o que usamos na
hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc.
HIPÓTESE SILÁBICA
Características:
• Para cada fonema, usa uma letra para representá-lo;
• Pode, ou não, atribuir valor sonoro à letra;
• Pode usar muitas letras para escrever e
ao fazer a leitura, apontar uma letra para cada fonema;
• Ao escrever frases, pode usar uma letra para cada palavra.
Conflitos vividos pela criança:
• A escrita está vinculada à pronúncia das partes da palavra?
• Como ajustar a escrita à fala?
• Qual a quantidade mínima de letras necessárias para se escrever?
Avanços:
• Atribuir valor sonoro às letras;
• Aceitar que não é preciso muitas letras para se escrever, apenas o necessário para representar a fala;
Atividades favoráveis:
• Todas as atividades do nível anterior;
• Comparar e relacionar escritas de palavras diversas;
• Escrever pequenos textos memorizados
(parlendas, poemas, músicas, trava-línguas...);
• Completar palavras com letras para
evidenciar seu som: camelo = c__m__l__ ou __a__e__o.
• Relacionar personagens a partir do nome escrito;
• Relacionar figura às palavras, através do
reconhecimento da letra inicial;
• Ter contato com a escrita convencional
em atividades significativas: reconhecer
letras em um pequeno texto conhecido;
• Leitura de textos conhecidos;
• Relacionar textos memorizados com sua grafia;
• Cruzadinha;
• Caça-palavras;
• Completar lacunas em textos e palavras;
• Construir um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo;
• Evidenciar rimas entre as palavras;
• Usar o alfabeto móvel para escritas significativas;
• Jogos variados para associar o desenho e seu nome;
• Colocar letras em ordem alfabética;
• Contar a quantidade de palavras de uma frase.
SILÁBICO-ALFABÉTICO
Características:
• Compreende que a escrita representa
os sons da fala;
• Percebe a necessidade de mais de uma
letra para a maioria das sílabas;
• Reconhece o som das letras;
• Pode dar ênfase a escrita do som só
das vogais ou só das consoantes bola= AO ou BL;
• Atribui o valor do fonema em algumas
letras: cabelo= kblo.
Conflitos vividos pela criança nesta etapa:
• Como fazer a escrita dela ser lida
por outras pessoas?
• Como separar as palavras na escrita
se isto não acontece na fala?
• Como adequar a escrita à quantidade mínima de caracteres?
Avanços:
• Usar mais de uma letra para representar o fonema quando necessário;
• Atribuir o valor sonoro das letras.
Atividades favoráveis:
• As mesmas do nível anterior;
• Separar as palavras de um texto memorizado;
• Generalizar os conhecimentos para
escrever palavras que não conhece:
associar o GA do nome de GABRIELA
para escrever garota, gaveta...;
• Ditado de palavras conhecidas;
• Produzir pequenos textos;
• Reescrever histórias.
ALFABÉTICO
Características:
• Compreende a função social da escrita:
comunicação;
• Conhece o valor sonoro de todas
ou quase todas as letras;
• Apresenta estabilidade na
escrita das palavras;
• Compreende que cada letra
corresponde aos menores valores sonoros da sílaba;
• Procura adequar a escrita à fala;
.Faz leitura com ou sem imagem;
• Inicia preocupação com as questões ortográficas;
• Separa as palavras quando escreve frases;
• Produz textos de forma convencional.
Conflitos vividos pela criança nesta etapa:
• Por que escrevemos de uma forma e falamos de outra?
• Como distinguir letras, sílabas e frases?
• Como aprender as convenções da língua escrita?
Avanços:
• Preocupação com as questões ortográficas
e textuais (parágrafo e pontuação);
• Usar a letra cursiva.
Atividades favoráveis:
• Todas as anteriores;
• Leituras diversas;
Escrita de listas de palavras que
apresentem as mesmas regularidades
ortográficas em momentos em que
isto seja significativo;
• Atividades a partir de um texto:
leitura, localização de palavras
ou frases, ordenar o texto;
Jogos diversos com bingo de
letras e palavras...
Fonte: Grupo Sugestões de Atividades
oi Tania, tá lindo o blog, passei para te desejar um feliz 2011. Bj.
ResponderExcluir