44 – Todos os grandes pensamentos são concebidos ao se caminhar
Instruções para um passeio filosófico:
1. Abra espaço na sua agenda para um encontro consigo mesmo, marcando dia e hora, a fim de que nenhuma obrigação ou compromisso possa interferir na data.
2. Escolha um lugar que seja inspirador para você, seja por trazer lembranças especiais ou por produzir uma sensação de bem-estar.
3. Escolha o dia e o horário menos frequentados, para evitar distrações em seu passeio.
4. Anote em um caderno as questões que o preocupam, para pensar sobre elas em seu encontro pessoal. Tome nota também das conclusões mais importantes a que chegar.
5. Não determine um horário para o fim do passeio: nunca se sabe aonde a filosofia pode nos levar. Simplesmente retorne quando sentir que o encontro chegou ao fim.
6. Os melhores lugares para um passeio filosófico são aqueles próximos à natureza, museus, cemitérios e mesmo uma parte da cidade que você ainda não conheça.
7. Use roupas confortáveis. A filosofia não exige formalidade, mas faz mover as pernas.
45 – Quem não sabe guardar suas opiniões no gelo não deveria entrar em debates acalorados
Ou, como reza o ditado japonês: “O que quer que precise dizer, diga amanhã.” As discussões e os mal-entendidos que nascem das ações impulsivas são grandes fontes de estresse.
Aquele que quer ter sempre razão acaba se tornando impopular e acumula uma longa lista de ofensas e rancores. Para evitar isso, o escritor Richard Carlson recomenda:
• É muito melhor lidar de forma inteligente com o mundo do que lutar contra ele.
• Para se comunicar bem, evite interromper seu interlocutor ou completar as frases dele.
• Sempre que decidir ser amável em vez de ser o dono da verdade, estará tomando a decisão certa.
No final das contas, se deixarmos de impor nossas opiniões, com o tempo as outras pessoas acabarão percebendo os erros delas sem que tenhamos que nos desgastar com polêmicas vazias.
Como diz Nietzsche, é preciso deixar que as opiniões esfriem no gelo, a fim de tornarmos nossa vida mais fácil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu Comentário