segunda-feira, maio 12, 2014

KAFKA PARA SOBRECARREGADOS - DE ALLAN PERCY - PARTE 07 E 08




7 – Se eu fosse existir eternamente, como existiria amanhã?
O musical Annie, que já foi levado ao cinema com grande sucesso, inclui uma bela canção sobre o valor de cada dia. Não somos eternos, afirma Kafka, mas dispomos de dias repletos de possibilidades. Se o hoje é amargo, precisamos confiar no amanhã, pois cada amanhecer é uma nova oportunidade de ser feliz.
A canção composta por Charles Strouse e Martin Chamin diz:
O sol vai brilhar amanhã.
Aposta quanto que amanhã o sol vai nascer?
Se você acredita que vai haver amanhã,
todos os seus problemas vão se dissolver.
Quando o dia é muito cinza e eu estou triste,
levanto a cabeça e digo…
Uma estrela vai nascer amanhã.
É melhor esperar até amanhã e vou dizer:
Amanhã, amanhã
amo você, amanhã,
pois você é mais um dia.

8 – O momento decisivo na evolução humana é algo perpétuo.
Kafka acreditava que evolução significa mais do que a mutação das espécies, pois inclui as mudanças da mente e do espírito de cada pessoa.
É interessante analisar, por exemplo, o perfil de Charles Darwin, que chegou a considerar a possibilidade de se tornar sacerdote anglicano. Aos poucos, a fé foi perdendo espaço em sua vida, até que a morte da filha o afastou de vez da religião.
Darwin era um homem respeitoso. Foi maltratado pela igreja, mas jamais a atacou. Pelo contrário, defendeu-a, como podemos ler no fragmento de uma carta sua citada pelo divulgador Eduard Punset:
Ainda que eu seja um forte defensor da liberdade de pensamento em todos os âmbitos, sou, porém, da opinião – equivocada ou não – de que os argumentos usados contra o cristianismo e a existência de Deus quase não causam impacto nas pessoas; é melhor promover a liberdade de pensamento mediante a gradual iluminação da mentalidade popular que resulta das inovações científicas. É por isso que sempre tive por objetivo evitar escrever sobre a religião, limitando-me à ciência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu Comentário