sábado, maio 10, 2014

KAFKA PARA SOBRECARREGADOS - DE ALLAN PERCY - PARTE - 02


2 – Quando tudo parece terminado, surgem novas forças. Isto significa que você está vivo.
A resiliência é a capacidade de superar uma adversidade e sair ileso dela – uma experiência comum na vida de Kafka.
O judeu francês Boris Cyrulnik popularizou o termo resiliência após sentir na pele o horror do regime nazista. Seus pais foram assassinados em um campo de concentração, de onde ele fugiu com apenas 6 anos. Um trauma como este destruiria o futuro da maioria das pessoas, mas Cyrulnik teve a sorte de ser acolhido por seres humanos que lhe ensinaram o valor do amor à vida e ao próximo.
A chave da resiliência está na cura por meio do afeto. Boris Cyrulnik trabalhou com os órfãos romenos após a execução do presidente Nicolae Ceausescu e comprovou que a principal causa dos transtornos mentais das crianças não era os maus-tratos, mas a falta de carinho e afeto nos orfanatos.
Atualmente, além de trabalhar com crianças, Cyrulnik lida com portadores do mal de Alzheimer. Pode ser que esses pacientes esqueçam seu passado ou até as palavras, mas jamais esquecerão o afeto ou a beleza da música, garante ele. O afeto é nossa melhor ferramenta e o bálsamo de nossa vida, pois permite que as pessoas se comuniquem com respeito, seja qual for o seu idioma ou a sua cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu Comentário