quarta-feira, maio 07, 2014

KAFKA PARA SOBRECARREGADOS - DE ALLAN PERCY



KAFKA PARA SOBRECARREGADOS

Prólogo
Inspirações para tempos kafkianos
O adjetivo “kafkiano” é usado para descrever uma situação absurda, ridícula ou estranha. Esta palavra deriva do sobrenome do mais importante ícone da literatura de língua alemã do século XX: Franz Kafka.
A obra desse escritor judeu nascido em Praga, cuja maior parte só foi publicada depois de sua morte, tem uma temática obscura e complexa que para muitos é angustiante e difícil de digerir. E é por isso que seu nome costuma estar associado a acontecimentos surreais, grotescos ou incompreensíveis. O próprio ato de usar esse termo sem que se tenha a menor ideia de quem foi esse genial e controverso escritor tcheco pode ser considerado algo kafkiano. Este livro vai resolver esse problema, já que vai iniciá-lo no pensamento de Franz Kafka não com intenção literária ou social, mas com o objetivo de ajudá-lo a viver melhor. Seu olhar lúcido sobre os problemas do ser humano nos ajuda a encontrar soluções criativas para as loucuras e as dificuldades do dia a dia.
Cada um dos 99 aforismos vem seguido de uma interpretação psicológica ou prática para que o leitor a aplique em sua vida. Este original e acessível curso de filosofia kafkiana é um manual de instruções para sairmos vitoriosos dos processos e metamorfoses cotidianos sem perdermos o rumo da felicidade.
#Allan Percy

1 – A história dos homens é um instante entre dois passos de um caminhante.
O sábio chinês Lao-Tse dizia no Tao Te Ching que uma viagem de mil milhas começa com um único passo. Esse aforismo tem mais de dois mil anos, mas continua válido nos tempos atuais, em que as pessoas se veem obrigadas a recomeçar constantemente sua jornada em razão de crises econômicas, sentimentais ou existenciais.
Kafka se referia à vida como um instante entre dois passos, levando em conta todas as gerações que nos precederam e todas as que virão depois de nós.
No entanto, no decurso de sua existência, todo homem e toda mulher podem viver diferentes renascimentos, fracassos, recomeços e transformações. Enquanto estivermos sobre a Terra, qualquer coisa pode ser planejada, experimentada, realizada.
Somos um instante entre dois passos, mas esse instante contém todas as possibilidades do mundo. Como diz a sabedoria popular, “tudo ainda está por fazer”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu Comentário