quarta-feira, maio 14, 2014

KAFKA PARA SOBRECARREGADOS - DE ALLAN PERCY - PARTE 11 E 12


11 – Meu medo é minha essência, e, provavelmente, é a melhor parte de mim.
A ausência de medo é benéfica? Pelo contrário, assegura o psicólogo e neurobiólogo Justin S. Fenstein. O medo nos protege, já que aciona nosso instinto de sobrevivência.
Prova disso são as pessoas que sofrem da doença de Urbach-Wiethe. Esses indivíduos estão dispostos a fazer proezas inúteis e a enfrentar perigos desnecessários por uma simples razão: são incapazes de sentir medo.
Se visitarem um jardim zoológico, por exemplo, os portadores dessa rara doença poderão insistir em tocar nos animais mais ferozes. Se cismarem de se jogar de um arranha-céu, também o tentarão apenas pela curiosidade de saber qual é a sensação da queda.
Não precisamos ser medrosos, claro, mas devemos saber que o medo é uma defesa que nos mantém a salvo das possíveis agressões do mundo que nos cerca. Ou seja: o medo nos informa.
Por isso, temos que aprender com ele e nos manter no ponto de equilíbrio entre a coragem e a prudência.

12 – As sereias têm algo mais mortífero que sua canção: seu silêncio.
Dizem que Ulisses ouviu o canto das sereias e sentiu tal atração que teve de ser amarrado ao mastro do navio pela tripulação que remava com os ouvidos tapados. Aquilo foi um erro terrível.
Reza a lenda que poucos são os afortunados que podem ouvir o canto das sereias. Somente aqueles privilegiados capazes de adentrar no oitavo mar, cujas águas podem ser atravessadas somente pelos deuses. Ao ouvirem o canto das sereias, os lobos do mar são conduzidos ao paraíso da Atlântida.
A expressão “ouvir o canto das sereias” faz referência às pessoas que se deixam influenciar por falsas promessas e resultados improváveis. No entanto Kafka diz que, para o marinheiro, há algo mais perigoso do que o canto da sereia. O silêncio é pior para aquele que conhece demasiadamente bem o caminho, já que seu rumo se torna previsível e ele pode dormir, fazendo o navio encalhar.
Tão letal quanto se deixar encantar pela fantasia é carecer totalmente dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu Comentário