terça-feira, julho 29, 2014

KAFKA PARA SOBRECARREGADOS - DE ALLAN PERCY - PARTE 79 E 80


79 – Uma gaiola foi em busca de um pássaro.
Certa manhã, uma gaiola acordou e percebeu que, por distração, deixara a porta aberta e o pintassilgo que vivia nela tinha desaparecido. A gaiola sentia um vazio enorme em suas entranhas, e a solidão a entristeceu. Sentia saudade do canto do passarinho.
Na manhã seguinte, ao ver que aquele mal-agradecido não voltava, começou a se mexer para distribuir as sementes e migalhas de pão duro que havia em seu interior e, assim, espalhar o cheiro da comida.
A primeira a chegar foi uma grande gaivota. Ela começou a espiar o chão da gaiola cheio de comida espalhada. A gaiola, ao ver aquele pássaro desagradável, abriu e fechou a porta bruscamente, dando dois safanões na gaivota e espantando-a.
Logo depois apareceu um periquito, que desprezou o alimento porque preferia pão macio.
Depois foi a vez de um pardal. O passarinho entrou na gaiola e, quando a porta se fechou e ele percebeu que estava preso, começou a piar lastimosamente. A gaiola abriu a porta para deixá-lo escapar, pois se lembrou de que os pardais morrem de tristeza ao se verem privados da liberdade.
O pardal, agradecido, fez um acordo com a gaiola: viria todos os dias, junto com os amigos, para lhe fazer companhia, e se refugiaria nela nos dias de chuva.
A gaiola nunca mais ficou sozinha e descobriu que o amor consiste em respeitar a liberdade dos demais...
80 – Via-me forçado a me esquentar com um fogo que eu ainda não havia começado a buscar.
O que significa esta frase do genial escritor de Praga? Esse fogo que já esquenta sem ainda ter sido encontrado nos remete a um aforismo anônimo que diz: “Façamos como se fôssemos e acabaremos sendo.”
O fogo ainda não está presente, mas a simples perspectiva de encontrá-lo pressupõe um calor para a alma, pois o brilho daquilo que vamos buscar nos guia.
Da mesma forma, quando elaboramos projetos que dão sentido à nossa vida, o mero fato de evocá-los com o pensamento já nos remete à chama que dissipa o frio e as trevas de qualquer dificuldade. Essa é a situação que experimentamos quando…
• Temos uma ideia que nos faz sonhar e estabelecemos pequenos objetivos que nos levem a ela.
• Após uma separação, percebemos como deve ser a pessoa que combine conosco.
• Buscamos um trabalho que se harmonize com nossa vocação e nosso talento inato.
• Passamos por um mau momento, mas tomamos consciência de que é um prelúdio dos bons tempos que estão por vir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu Comentário