OBJETIVO
. Aprender a Ser.
. Aprender a Conviver.
. Aprender a Pensar.
. Aprender a Fazer.
. Aprender a Agir.
. Aprender a Conviver.
. Aprender a Pensar.
. Aprender a Fazer.
. Aprender a Agir.
JUSTIFICATIVA
Projeto de Educação Tecnológica
Público Alvo: alunos do ensino fundamental : Duração: ano letivo
Finalidade: desenvolver um modelo de educação tecnológica inovador e motivador ao aluno da EEB,"Luiz Bertoli"
queo oportunize aprender a trabalhar em equipe, a ter responsabilidades dentro da sua equipe, projetando, construindo, programando e operando protótipos com o material lúdico e educacional |
O mundo de hoje necessita de mais pessoas criativas, autônomas e flexíveis do que de especialistas superinformados. O trabalho com projetos permite que os alunos compreendam no concreto o que é caminhar passo a passo ao realizar uma tarefa. O papel do professor nesse processo consiste em dirigir perguntas e trabalhar respostas de modo a desenvolver, corrigir ou aperfeiçoar as funções cognitivas do aluno. No modelo Lego, o aluno é capaz de construir seu próprio conhecimento participando ativamente das atividades e assumindo funções específicas dentro de uma equipe. Precisamos alfabetizar nossos alunos tecnologicamente para que possam compreender o mundo que os rodeia. Portanto, ao projetar, construir, programar e operar protótipos, os alunos se apropriam de muitos conceitos científicos e adquirem a habilidade de refletir, pesquisar, planejar, antecipar resultados, enfrentar riscos, conflitos e resolver situações-problema. Nesse contexto, competência significa compreender uma situação e reagir adequadamente a ela. Em vista disso tudo, o modelo de educação tecnológica propõe-se a desenvolver nos alunos um conjunto de qualidades pessoais que lhes permita minimizar deficiências, tais como de comunicação, de convivência, de organização, de não aceitação de liderança e de motivação, entre outras.
ATIVIDADES
O projeto é aplicado por meio do trabalho em equipe, no qual cada componente tem uma função:
Organizar – o aluno é responsável pela maleta de tecnologia. Ele coordena a contagem das peças no início e fim do trabalho e registra o mesmo em forma de relatórios, com informações do projeto.
Construir – o aluno é responsável pela coordenação das montagens de seus companheiros para que eles participem.
Apresentar – o aluno é responsável por apresentar para a classe a montagem pronta, como funciona, para que serve, bem como a opinião da equipe. Leva dúvidas da equipe ao professor e coordena a execução do projeto.
Organizar – o aluno é responsável pela maleta de tecnologia. Ele coordena a contagem das peças no início e fim do trabalho e registra o mesmo em forma de relatórios, com informações do projeto.
Construir – o aluno é responsável pela coordenação das montagens de seus companheiros para que eles participem.
Apresentar – o aluno é responsável por apresentar para a classe a montagem pronta, como funciona, para que serve, bem como a opinião da equipe. Leva dúvidas da equipe ao professor e coordena a execução do projeto.
As funções são trocadas a cada atividade, com a finalidade de que cada integrante da equipe experimente todas elas.
AVALIAÇÃO
Em cada uma das atividades propostas, busca-se desenvolver competências nos alunos. Portanto, o processo de avaliação será processual, contínuo e cumulativo, considerando as fases de desenvolvimento da atividade e o trabalho em equipe para se chegar a um resultado e não apenas ao resultado que o professor tem em mente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu Comentário