sábado, julho 26, 2014

KAFKA PARA SOBRECARREGADOS - DE ALLAN PERCY - PARTE 75 E 76


75 – Apenas quando estou profundamente melancólico é que tenho a sensação de que sou eu mesmo.
Já falamos da tristeza; agora abordaremos a melancolia, que está mais relacionada com a criação ou a percepção de obras artísticas. No ensaio Contra a felicidade, o professor de literatura E.G. Wilson diferencia a depressão da melancolia desta forma:
O que separa as duas é o grau de atividade. Ambas são formas de tristeza mais ou menos crônica que conduzem a uma incomodidade duradoura com o estado das coisas […]. Em face dessa incomodidade, a depressão causa apatia, uma letargia que se aproxima da paralisia absoluta, uma incapacidade de sentir grande coisa a propósito de qualquer coisa em um sentido ou em outro. A melancolia, ao contrário, gera em relação à mesma ansiedade um sentimento profundo, uma turbulência no coração que desemboca num questionamento ativo do presente, num desejo perpétuo de criar novas formas de ser e de ver.
Em estado de melancolia foram criadas grandes sinfonias, poemas comoventes e pinturas imortais.
Mesmo para os que não canalizam a emoção através da arte, a melancolia é uma oportunidade de olharmos no fundo de nós mesmos, onde, como algas no solo marinho, se agitam os sentimentos mais puros e delicados que nos tornam humanos.

76 – O mal é aquilo que nos distrai
Berto Pena, especialista em produtividade e em gestão de pessoas, mostra em seu site que as distrações digitais – e-mail, redes sociais, SMS, etc. – podem ser as principais responsáveis por nossa insatisfação no trabalho e nosso baixo rendimento.
Para nos protegermos da enxurrada de estímulos que nos esgotam e nos tornam ineficientes, ele recomenda que criemos um bloqueio mental que impeça a entrada dessas distrações:
• Feche o programa de e-mail e qualquer notificador de novas mensagens.
• Nada de mensagens instantâneas, chats nem tweets. Você necessita do tempo real para trabalhar.
• Feche todos os aplicativos que não tenham a ver com o que você vai fazer agora.
• Se precisar buscar informações na internet, faça-o antes de começar a tarefa.
• Se o seu aplicativo permite, trabalhe com a tela cheia.
• Ponha o celular no modo silencioso e com o visor virado para baixo.
Com essas medidas simples, conseguimos reduzir a ansiedade e passamos a concentrar de maneira mais eficaz nossa energia mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu Comentário