terça-feira, janeiro 11, 2011

PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA



Características:
PSICOGENESE DA LÍNGUA ESCRITA

As pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky 
apontam para as hipóteses que a criança
 constrói neste processo.
 Estas hipóteses estão descritas em 
seu livro “A psicogênese da Língua Escrita”.


HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA

• Escrever e desenhar têm o mesmo significado;
 • Não relaciona a escrita com a fala;
 • Não diferencia letras de números;
 • Reproduz traços típicos da escrita

 de forma desordenada;
 • Acredita que coisas grandes têm um

 nome grande e coisas pequenas têm
 nome um nome pequeno (realismo nominal);
 • Usa as letras do nome para escrever tudo;
 • Não aceita que seja possível escrever e

 ler com menos de três letras;
 • Leitura global: Lê a palavra como um todo.
Conflitos vividos pela criança nesta etapa:
• Que sinais eu uso para escrever palavras?
• Conhecer o significado dos sinais escritos.
Avanços:
• Diferenciar o desenho da escrita;
• Perceber as letras e seus sons;
• Identificar e escrever o próprio nome;
• Identificar o nome dos colegas;
• Perceber que usamos letras em diferentes posições.
Atividades favoráveis:
• Desenhar e escrever o que desenhou;
• Usar, reconhecer e ler o nome em situações significativas: chamada, marcar atividades, objetos, utilizá-lo em jogos, bilhetes, etc;
• Ter contato com diferentes portadores de textos;
• Frequentar a biblioteca, banca de jornais, etc;
 • Conversar sobre a função da escrita;
 • Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;
• Bingo de letras;
• Produção oral de histórias;
• Escrita espontânea;
• Textos coletivos tendo o professor como escriba;
• Aumentar o repertório de letras;
• Leitura dos nomes das crianças da classe, 

quando isto for significativo;
• Comparar e relacionar palavras;
• Produzir textos de forma não convencional;
• Identificar personagens conhecidos a partir 

de seus nomes, ou escrever seus nomes de
 acordo com sua possibilidade;
• Recitar textos memorizados: parlendas,

 poemas, músicas, etc;
• Atividades em que seja preciso 

reconhecer e completar a letra inicial 
e a letra final;
• Escrita de listas em que isto tenha

significado: listar o que usamos na 
hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc.


HIPÓTESE SILÁBICA


Características:
• Para cada fonema, usa uma letra para representá-lo;
 • Pode, ou não, atribuir valor sonoro à letra;
 • Pode usar muitas letras para escrever e

 ao fazer a leitura, apontar uma letra para cada fonema;
 • Ao escrever frases, pode usar uma letra para cada palavra.
 Conflitos vividos pela criança:
• A escrita está vinculada à pronúncia das partes da palavra?
 • Como ajustar a escrita à fala?
 • Qual a quantidade mínima de letras necessárias para se escrever?
 Avanços:
 • Atribuir valor sonoro às letras;
 • Aceitar que não é preciso muitas letras para se escrever, apenas o necessário para representar a fala;
Atividades favoráveis:

• Todas as atividades do nível anterior;
 • Comparar e relacionar escritas de palavras diversas;
 • Escrever pequenos textos memorizados

 (parlendas, poemas, músicas, trava-línguas...);
 • Completar palavras com letras para 

evidenciar seu som: camelo = c__m__l__ ou __a__e__o.
 • Relacionar personagens a partir do nome escrito;
 • Relacionar figura às palavras, através do

 reconhecimento da letra inicial;
 • Ter contato com a escrita convencional 

em atividades significativas: reconhecer 
letras em um pequeno texto conhecido;
 • Leitura de textos conhecidos;
 • Relacionar textos memorizados com sua grafia;
 • Cruzadinha;
 • Caça-palavras;
 • Completar lacunas em textos e palavras;
 • Construir um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo;
 • Evidenciar rimas entre as palavras;
 • Usar o alfabeto móvel para escritas significativas;
 • Jogos variados para associar o desenho e seu nome;
 • Colocar letras em ordem alfabética;
 • Contar a quantidade de palavras de uma frase.
 

SILÁBICO-ALFABÉTICO


Características:
 • Compreende que a escrita representa 

os sons da fala;
 • Percebe a necessidade de mais de uma 

letra para a maioria das sílabas;
 • Reconhece o som das letras;
 • Pode dar ênfase a escrita do som só

 das vogais ou só das consoantes bola= AO ou BL;
 • Atribui o valor do fonema em algumas

 letras: cabelo= kblo.
Conflitos vividos pela criança nesta etapa:
• Como fazer a escrita dela ser lida 

por outras pessoas?
 • Como separar as palavras na escrita 

se isto não acontece na fala?
 • Como adequar a escrita à quantidade mínima de caracteres?
 Avanços:
 • Usar mais de uma letra para representar o fonema quando necessário;
 • Atribuir o valor sonoro das letras.
 Atividades favoráveis:
• As mesmas do nível anterior;
 • Separar as palavras de um texto memorizado;
 • Generalizar os conhecimentos para

 escrever palavras que não conhece: 
associar o GA do nome de GABRIELA
 para escrever garota, gaveta...;
 • Ditado de palavras conhecidas;
 • Produzir pequenos textos;
 • Reescrever histórias.


ALFABÉTICO


Características:
• Compreende a função social da escrita: 

comunicação;
 • Conhece o valor sonoro de todas 

ou quase todas as letras;
 • Apresenta estabilidade na 

escrita das palavras;
 • Compreende que cada letra 

corresponde aos menores valores sonoros da sílaba;
 • Procura adequar a escrita à fala;
.Faz leitura com ou sem imagem;
 • Inicia preocupação com as questões ortográficas;
 • Separa as palavras quando escreve frases;
 • Produz textos de forma convencional.
Conflitos vividos pela criança nesta etapa:
• Por que escrevemos de uma forma e falamos de outra?
 • Como distinguir letras, sílabas e frases?
 • Como aprender as convenções da língua escrita?
Avanços:
• Preocupação com as questões ortográficas

e textuais (parágrafo e pontuação);
 • Usar a letra cursiva.
Atividades favoráveis:
• Todas as anteriores;
 • Leituras diversas;
Escrita de listas de palavras que 

apresentem as mesmas regularidades 
ortográficas em momentos em que
 isto seja significativo;
 • Atividades a partir de um texto: 

leitura, localização de palavras 
ou frases, ordenar o texto;
 Jogos diversos com bingo de

 letras e palavras...
Fonte: Grupo Sugestões de Atividades

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