sexta-feira, janeiro 28, 2011

A LITERATURA NA EDUCAÇÃO

A Literatura na educação Infantil




Leitura é um momento mágico, onde expressamos nossos sonhos, desejos e damos asas ao nosso imaginário, cada mundo que criamos é uma porta que abrimos para o desenvolvimento da leitura e escrita. Mas como incentivar a leitura nas crianças que ainda não conhecem se quer as letras do alfabeto?
Vamos entender...
A criança na educação infantil encontra-se na fase de sua pré-leitura, que é um período pré operatório para a fase de leitura. Nessa fase as crianças aprendem e desenvolvem capacidades e habilidades da sua linguagem oral, construção dos símbolos e também o desenvolvimento de sua percepção onde permitem a relação de suas palavras com as imagens.
Nessa fase os interesses da criança estão na contação de histórias mais curtas, onde se interessam mais por livros com muitas imagens e pouca escrita, onde se permite a descoberta da linguagem visual muito antes da verbal.
As crianças se interessam também por histórias mais longas, aquelas contadas por adultos, que tratam do cotidiano infantil, o papel do professor nessa fase importantíssimo, por isso que devemos ter muito cuidado em saber selecionar as histórias ideais para as crianças, histórias que tenham conteúdo educativo, que façam parte também do seu dia a dia.
Mas, não só o desenvolvimento da leitura deve ser desenvolvido professor como também os pais deve ser peça chave para o auxilio do desenvolvimento da criança.
Pensando nisso, procurei desenvolver um projeto de leitura para todo o ano letivo, onde a participação dos pais nas atividades de casa e na escola serão parte integrante para a execução do projeto de leitura.
Autora: Andreza Santos Florencio de Melo Menezes

Um comentário:

  1. Bela iniciativa Tânia! Leitura é o ponto de partida de uma boa formação e observar como ela tem efeito na vida dos educandos é o melhor caminho para o sucesso! Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu Comentário