sábado, janeiro 08, 2011

DIA DO LEITOR - LI , GOSTEI E POSTEI , PORQUE É BOM DEMAIS!!!

http://peterosagae.blogspot.com/
 Dia do Leitor
Ao longo do trabalho desses anos todos, seria inevitável não bater com algumas ideias sobre os apuros e as incertezas do leitor. O prazer de ler é para mim uma decorrência, um efeito durante ou duradouro, findo o que nos foi dado pelo texto. E hoje, Dia do Leitor, retiro do baú sete circunstâncias que traduzi numa linguagem de jargão, lema ou aforismo para aulas, palestras, oficinas, a cada instante que sentia o dever de negociar conceitos sobre o que é (e como) ler, especialmente um texto lúdico e literário. Reencontro esses improvisos nas anotações para cursos de literatura infantil, semântica e estilística, semiótica do texto... Reencontro agora a imagem dos meus pensamentos na tela de Albert Anker, 1893. Será que você também os vê?
Ler é despertar o texto do silêncio. Rotineiramente, na prática da leitura em voz alta, mania que vem do rádio, do gosto por áudio-ficção, pela necessidade de ouvir canções. Ou mesmo através de nossa imaginação sonora. Vozes chovem na mente de quem lê, tão ou mais límpidas que nos ouvidos de quem ouve. Cada texto tem um tempo para ser pronunciado, o ritmo e a respiração do autor. Na prosa, na poesia.
 Ler é buscar o diferente. Porque já estou em relação com o outro e os outros. Na leitura literária, vale o estranhamento sobre aquilo que não fui, nem serei, onde não estive, nem chegarei, não fosse aberta uma passagem meio às letras (e das ilustrações também). 
Ler é trabalho. Atividade intelectual, uma enxada, uma dificuldade, um contrato sem direito a férias antecipadas. Somente depois de consumidas suas forças, virá o voo, a viagem. 
Ler é reler.Conseqüência: jamais se deixar convencer por uma leitura só do texto. A leitura é a contingência de um jogo de sincronias (no qual, a palavra ‘r-e-l-e-r’ me revela o propósito de ir e vir sobre um texto), num lance não linear.
Ler é transar com o texto. Dar trânsito aos sentidos, antes de tomar posse do enredo, personagens, estrofes, aliterações, uma, várias ou interpretação nenhuma.
 Ler é combinar textos. E não apenas verbais.
 Ler é desarmar-se. Para viver.
Fonte:GabinetedeIdeias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu Comentário