sexta-feira, janeiro 21, 2011

O USO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA






Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. A opinião é de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Defensora do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula, Beth Almeida faz uma ressalva: a tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos. "Sempre pergunto aos que usam a tecnologia em alguma atividade: qual foi a contribuição? O que não poderia ser feito sem a tecnologia? Se ele não consegue identificar claramente, significa que não houve um ganho efetivo", explica.
Nesta entrevista para NOVA ESCOLA, a especialista no uso de novas tecnologias em Educação, formação docente e gestão falou sobre os problemas na formação inicial e continuada dos professores para o uso de TICs e de como integrá-las ao cotidiano escolar.
O que é o webcurrículo?
MARIA ELIZABETH BIANCONCINI DE ALMEIDA É o currículo que se desenvolve por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação, especialmente mediado pela internet. Uma forma de trabalhá-lo é informatizar o ensino ao colocar o material didático na rede. Mas o webcurrículo vai além disso: ele implica a incorporação das principais características desse meio digital no desenvolvimento do currículo. Isto é, implica apropriar-se dessas tecnologias em prol da interação, do trabalho colaborativo e do protagonismo entre todas as pessoas para o desenvolvimento do currículo. É uma integração entre o que está no documento prescrito e previsto com uma intencionalidade de propiciar o aprendizado de conhecimentos científicos com base naquilo que o estudante já traz de sua experiência. O webcurrículo está a favor do projeto pedagógico. Não se trata mais do uso eventual da tecnologia, mas de uma forma integrada com as atividades em sala de aula.
O uso das TICs facilita o interesse dos alunos pelos conteúdos?
MARIA ELIZABETH 
Sim, pois estamos falando de diferentes tecnologias digitais, portanto de novas linguagens, que fazem parte do cotidiano dos alunos e das escolas. Esses estudantes já chegam com o pensamento estruturado pela forma de representação propiciada pelas novas tecnologias. Portanto, utilizá-las é se aproximar das gerações que hoje estão nos bancos das escolas.

Fonte:Revista Nova Escola

3 comentários:

  1. Olá Tânia! Adorei sua visita! Que bom que você gostou dos meus trabalhinhos! Eu estou no começo ainda, treinando...
    Vou visitá-la sempre.. suas histórias são fascinantes! Além dos acessórios, cenários.. tudo muito lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. OIE MINHA AMIGA,
    Passa no meu BLOG que tem SELINHO pra vc...
    LINDO FINDI!
    Bjossss

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o texto Tânia. Creio que já passou da hora de nos perdermos o medo das Tecnologias nas escolas. È incrível a facilidade que elas tem de nos aproximar de nossos alunos! Não podemos deixar que isso passe em branco, porque, aqueles que deixam, sem perceber estão se deixando ficar para trás! Parabéns pelo post amiga! =)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu Comentário