quarta-feira, agosto 13, 2014

KAFKA PARA SOBRECARREGADOS - DE ALLAN PERCY - PARTE 97 E 98


97 – Quem não responder às perguntas será aprovado no exame.
O koan é uma pergunta ou adivinhação do budismo que pode parecer absurda, mas que esconde uma sabedoria profunda. Essa ferramenta serve para nos desprendermos da lógica e nos ajuda a desenvolver a intuição e o pensamento lateral.
Por meio de perguntas aparentemente paradoxais, os koans deixam de lado as pautas normais de pensamento, permitindo ao discípulo entrar em iluminação.
Às vezes a resposta é uma não resposta. Ou, como diz o provérbio zen, “o silêncio também é uma resposta”.
O zen nos faz ver que a verdade é algo natural e que não é preciso complicar para encontrá-la, pois ela está ali mesmo. É necessário apenas despila dos artifícios e dos adornos que a distorcem.
Um mestre zen disse a seus discípulos enquanto mostrava seu bastão:
– Não o chamem de bastão. Se o fizerem, estarão afirmando. Não neguem que seja um bastão. Se o fizerem, estarão negando. Sem afirmar nem negar, então poderão falar.
Por essa razão é que os koans são utilizados: para eliminar os limites da mente e deixá-la livre dos preconceitos, dogmas e lugares-comuns que não nos permitem ver a verdade.

98 – O significado da vida é que algum dia ela acaba.
Talvez porque sua saúde precária o tenha feito acreditar que ia morrer jovem, Franz Kafka refletiu profundamente sobre o tempo, e escreveu coisas como:
Meu pai costumava dizer: a vida é espantosamente curta. Para mim, ao olhar para trás no tempo, a vida parece tão encolhida que não entendo, por exemplo, como um homem jovem pode decidir cavalgar até o povoado seguinte sem temer que – sem mencionar acidentes – até o tempo de uma vida normal e feliz não seja suficiente para sua cavalgada.
Kafka nos convida aqui ao Carpe diem, uma expressão latina, citada pela primeira vez por Horácio, que significa “aproveite o dia”. A máxima “Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje” deve se aplicada também no terreno da felicidade.
Já que a vida que temos pode acabar a qualquer momento, o dia de hoje é um tesouro que não podemos desperdiçar à espera de dias futuros que talvez nunca cheguem. Por isso, aposte tudo no hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu Comentário