sábado, junho 25, 2011

A LINDA ALUNA MAYUMI NIEDERMAIER KATO - LEITURA NA BIBLIOTECA - EEB"LEOPOLDO JACOBSEN"


Biblioteca 



Conceito e espaços nos quais a biblioteca se 
concretiza na Educação Infantil.

Biblioteca Infantil
Sobre biblioteca infantil, a professora Maysa Ornelas
 levou seu texto “A Biblioteca na Educação Infantil: 
Que Espaço é Esse?” para entendermos o conceito
e os espaços nos quais a biblioteca se
concretiza na Educação Infantil.
 Conceitos:
Biblioteca infantil: 
É uma resposta a necessidade da criança frente
à sociedade. Mas que, segundo FRAGOSO apud ORNELAS, 
numa visão tradicional e desvinculada da ideia de 
letramento, tem recebido pouca importância devido
ao fato de as crianças pequenas ainda não terem se 
apropriado da escrita e da leitura.
 O conceito de biblioteca é humanizado quando tem
seu foco dirigido para o leitor – assembléia de leitores.
 Assim, o critério para definir biblioteca infantil é 
o atendimento especializado a esse púbico.
 Existe também a preocupação com a função recreativa
da biblioteca infantil. Deve ser um espaço com atividades
 de leitura, artes, exposições, dramatizações. Ou seja,
 promover uma vivência emocional com o livro.
 Biblioteca na Educação Infantil: 
 Para ORNELAS, 2002:
“A biblioteca na educação infantil é a biblioteca infantil! 
É importante notar que por trás da aparente obviedade
 desta afirmativa, há um emaranhado de questões
ligadas à infância, à linguagem, à ludicidade e ao
próprio conceito e características desse tipo de biblioteca.”
Tipos de biblioteca infantil de acordo com os espaços
que ocupam:
      Central:possui um espaço próprio.
      Setorial: ocupa um setor dentro de uma biblioteca
      De classe: no interior da sala de aula
      Volante: móvel com livros que transita pela escola
      Funcional: não possui espaço físico definido, é uma
 rotina de atividades de leitura.
 Com esses conceitos podemos dizer que, praticamente,
 toda escola dispõe de uma biblioteca, já que sua
existência não depende apenas de espaço físico e 
de um grande acervo, mas também das atividades 
que são realizadas e da relação que os  professores
 estabelecem com o livro, com a leitura na sala de aula.
  A escola que possui todos esses tipos de biblioteca 
permite aos alunos o experimentar de espaços
 diferenciados de leitura e de atividades ligadas à leitura,
bem como vivenciar os comportamentos esperados 
em cada um deles. Dessa maneira, a criança é inserida 
em práticas sociais reais que envolvem a leitura e 
a escrita mesmo antes de estar formalmente alfabetizada.
O que a criança encontra na biblioteca infantil?
 Ela encontra um local para ler (em sentido amplo),
escrever, escutar, falar, criar, brincar, se relacionar 
com o outro e, consequentemente, um espaço 
para aprendizagens significativas.
Fonte: Blog Educação Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu Comentário