domingo, junho 26, 2011

MUITO BOM - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO -


Alfabetização e LetramentoRob Gonçalves


Essa imagem ilustra bem o conceito de letramento. 
É abrir as portas e janelas do mundo por meio da leitura, 
da oralidade e ser capaz de se relacionar bem nas diversas práticas sociais.
"Letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem,
 um mapa de quem você é, e de tudo que pode ser. "                               Magda Soares
O tema foi iniciado pela professora 
Rosineide Magalhães (CFORM/UnB). Vimos primeiro
 que a leitura e a escrita devem ser concebidas
 dentro de práticas sociais, tornando o aluno capaz 
de participar de sua comunidade de forma efetiva.

Conceitos:
Letramento: conjunto de práticas que denotam 
a capacidade de uso de diferentes tipos de 
material escrito. HOUAISS, 2004
Alfabetização: é um processo dentro do letramento
 e, segundo Magda Soares, é a ação de
ensinar/aprender a ler e a escrever.
A criança, mesmo não alfabetizada, já pode 
ser inserida em um processo de letramento. 
Pois, ela faz a leitura incidental de rótulos, imagens,
 gestos, emoções. O contato com o mundo letrado
 é muito antes das letras e vai além delas.
Conceitos de letramento:
Do ponto de vista social, o letramento é um fenômeno 
cultural relativo às atividades que envolvem a língua escrita.  
A ênfase recai nos “usos, funções e propósitos da língua
 escrita no contexto social” (SOARES, 2006).
                           
                       “Processo de inserção e participação na cultura escrita”.
 (VAL, 2006)

            “Compreensão e uso efetivo da língua escrita
 em práticas sociais diversificadas”. (Ibid)

             “Possibilidades de participação nas práticas sociais
 que envolvem a língua escrita” (Ibid)

             “Saber utilizar a língua escrita nas situações em que esta
 é necessária, lendo e produzindo textos” 
(BATISTA, 2003 in VAL,
 2006, p. 19).

             “Conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades,
 necessário para usar a língua nas práticas sociais”
 (BATISTA, 2003 in VAL, 2006, p. 19).
                           “... entendido como o desenvolvimento de
 comportamentos e habilidades de uso competente da leitura 
e da escrita em práticas sociais” (SOARES, 2004).                              
                            “O letramento abrange o processo de desenvolvimento
 e o uso dos sistemas da escrita nas sociedades, ou seja, 
o desenvolvimento histórico da escrita refletindo outras 
mudanças sociais e tecnológicas, como a alfabetização universal,
 a democratização do ensino, o acesso a fontes aparentemente
 ilimitadas de papel, o surgimento da internet.” (KLEIMAN, 2005).
 Conceitos de alfabetização:
“Processo específico e indispensável de apropriação 
do sistema da escrita, a conquista dos princípios alfabético 
e ortográfico que possibilitem ao aluno ler e escrever 
com autonomia” (VAL, 2006, p. 19).

             “A alfabetização diz respeito à compreensão e 
ao domínio do chamado código escrito, que se organiza 
em torno de relações entre a pauta sonora da fala e 
as letras (e outras convenções) usadas para
 representá-la, a pauta, na escrita” (VAL, 2006, p. 19).
                              
                          “A alfabetização se ocupa da aquisição da
 escrita por um indivíduo ou grupo” (BATISTA, 006)

Livro:
Letramento: um tema em três gêneros 
– Magda Soares 

Fonte: Blog Educação Infantil

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