quarta-feira, junho 04, 2014

KAFKA PARA SOBRECARREGADOS - DE ALLAN PERCY - PARTE 31 E 32


31 – Crer no progresso não significa que ele tenha chegado.

O termo “utopia” significa um sistema de governo em que tudo está perfeitamente estabelecido. O conceito foi cunhado por Thomas More durante o Renascimento, na obra em que ele descreve uma sociedade irrepreensível numa ilha imaginária chamada Utopia.
A República é o primeiro livro do Ocidente a descrever uma sociedade ideal. Nessa obra, Platão, desiludido com o sistema político ateniense, narra como seria o governo perfeito, tanto em relação à justiça quanto à questão social.
No século XIX surgiu o Socialismo Utópico. Neste caso, seus seguidores não sonhavam com um mundo ideal, mas tentavam pôr em prática uma série de melhorias para os trabalhadores, que estavam praticamente escravizados nas fábricas durante a Revolução Industrial.
E o que dizer das utopias pessoais? Mudar o mundo mostrou-se uma tarefa árdua, mas temos, sim, capacidade de mudar a nós mesmos.

32 – Quando acreditamos apaixonadamente em algo que ainda não existe, nós o criamos. O inexistente é o que não desejamos o suficiente.
O escritor, economista e conferencista Álex Rovira afirma que “o que você crê é o que você cria”. Ou seja, nossos preconceitos e expectativas acabam definindo nossa realidade.
Somos responsáveis pela maioria das coisas que nos acontecem, ainda que frequentemente ponhamos a culpa em outras pessoas por aquilo que não dá certo.
Partindo dessa linha de pensamento, Rovira classifica três maneiras de enfrentar a vida:
• Atitude observadora: quem age assim em geral prefere que os outros assumam o papel ativo em sua vida. São pessoas pessimistas que costumam pensar que não têm controle sobre a própria existência.
• Atitude crítica: quem age dessa forma reclama de tudo e jamais assume a culpa pelas coisas que vão mal. Também são pessoas sem controle sobre a própria vida.
• Atitude ativa: os que têm essa atitude aprendem com tudo o que os cerca. São entusiasmados e positivos, e, é claro, são capazes de manter as rédeas de sua própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu Comentário