terça-feira, outubro 12, 2010

PARABÉNS CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES !!!DÊ LIVROS DE PRESENTE - DIA 12 DE OUTUBRO - DIA NACIONAL DA LEITURA - VOCÊ LÊ ???






Instituto Ecofuturo lança biblioteca virtual para campanha do Dia Nacional da Leitura       acesse aqui


VISITAR BIBLIOTECAS É PARTICIPAR 
 DO PENSAMENTO COLETIVO DA  HUMANIDADE


O Dia Nacional da Leitura,  comemorado  em 12 de outubro, foi instituído em 2009 pela Presidência da República após intensa mobilização liderada pelo Instituto Ecofuturo, ONG que mantém entre suas ações campanhas para incentivar a leitura.
A edição deste ano, com o slogan:
 “Todia dia é dia de ler. Lê para mim!”
 Tem como novidade a criação de uma Biblioteca Virtual com textos, dicas e acervo para promoção da leitura. Para conhecer o conteúdo
os educadores poderão encontrar diferentes materiais para auxiliá-los neste trabalho, desde as publicações Passaporte Brincar de Ler e Passaporte da Leitura e da Escrita, com dicas sobre como iniciar uma rotina de leitura na vida das crianças, sugestões de livros para cada fase da infância e adolescência até o Roteiro para Leitura Pública, que mostra como se preparar e organizar um ambiente para uma leitura em grupo. 
Os benefícios da leitura são inúmeros desde a infância: ler em voz alta ajuda no desenvolvimento da linguagem falada e na aprendizagem da escrita, além de estimular a curiosidade e a criatividade.
 Porém como ninguém nasce leitor, é preciso estimular este hábito. 
Segundo os dados de 2008 da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, a maioria das pessoas no País prefere assistir televisão no tempo a fazer qualquer outra coisa. Dos pesquisados, 35% declararam que gostam de ler. Entretanto quando há um professor na família esta porcentagem sobe para 46%, o que revela a importância da influência de um educador. A especialista Eliana Yunes, responsável pela Cátedra Unesco de Leitura da PUC-RJ, afirmou que a leitura precisa ser uma experiência partilhada na escola e em casa para ser capaz de formar novos leitores. E você, gosta de ler? Você lê para os seus alunos e para os seus filhos?       Boas leituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu Comentário