domingo, abril 18, 2010

GUARANI - KARIJÓ - ÍNDIOS NO LITORAL DE SANTA CATARINA - SÃO MIGUEL - BIGUAÇU

Na Ilha de Santa Catarina, tinha uma aldeia chamada Tekoa Guassú-Há-Há-Kupé. Essa aldeia era muito respeitada, porque moravam caciques, curandeiros, conselheiros, líderes de instrumentos musicais, e até os líderes de caçadores. Tinham as aldeias chamadas de Itakuruii, Pira’júmboaié e Mossamby, que ficava numa ilhazinha onde localizava-se o cemitério dos índios. Esses índios eram das tribos Chiripás e Phaím. Essas duas tribos eram de peles claras, motivo que passaram a ser chamadas de Guarani-Karijó pelos brancos.
Por volta de 1.767 índios e 3.600 mulheres e crianças habitavam a Ilha de Santa Catarina. Nesta época não tinham muito contato com os brancos. Ao passar do tempo a infiltração do branco foi tanta que surgiram doenças como tuberculose, bronquite. Essas doenças acabaram com maior parte dos índios Guarani-Karijó.
Os índios que restaram ainda sofreram pela segunda vez com os conquistadores da Ilha de Santa Catarina, que começaram as matanças do Guarani-Karijó. Desses índios sobraram apenas sete casais, que tiveram que fugir para o sul da ilha. Escolheram a Ponta Sul da Ilha porque ficava mais próxima do continente. A travessia aconteceu da Ponta da Ilha até a Praia da Pinheira. Mas esses casais de índios não queriam ficar na beira da praia por motivo de poderem ser massacrados de novo, então tomaram rumo norte até depararem-se com o Morro dos Cavalos. Ficaram ali até surgir a 1ª Guerra Mundial, que foi por volta de 1914. Tomaram rumo oeste, próximo a Santo Amaro da Imperatriz. Até hoje Rio do Bugre.
Foi ,a partir de 1942 que os índios foram aparecendo pouco a pouco na região de Palhoça junto com os colonizadores. Desses índios Guarani, já grande parte dos filhos destes índios, que vieram a ser nossos pais, restam só nós, atualmente.
A partir de 1978 começamos procurar um lugar para ficar, que encontramos no bairro São Miguel, município de Biguaçu. Estamos neste lugar desde 12 de outubro de 1987. Nós somos os últimos dos índios Guarani-Karijó que ainda falamos o idioma. Queremos parabenizar o nosso lugar, a comunidade de São Miguel, Biguaçu e Florianópolis. Pedimos para os governantes que olhem para nós,ajudem a minha comunidade.
Agradecemos em nome dos indígena pela compreensão e pela honra que nos deu.
Esta é a transcrição ipsis litteris do texto manuscrito do cacique Milton Moreira WHERÁ MIRIM.

Um comentário:

  1. estava navengo na internet e sem querer acabei encontrando seu blog e achei ele show de bola

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu Comentário