quinta-feira, fevereiro 04, 2010

ASPECTOS DO MUNICÍPIO DE TAYÓ / TAIÓ - 4ª.PARTE

f) Fauna Silvestre:
O município possui uma fauna diversificada, sendo algumas espécies mais conhecidas pela população como o gambá, quati, tatu, lebre, macuco, lagarto, tamanduá, capivara, lontra, nhambu, perdiz, tucano e tiriva.
g) Recursos Hídricos:
A bacia do Rio Itajaí-Açu, tem como um dos seus formadores o Rio Itajaí do Oeste, principal rio do município de Taió. Depois de nascer na Serra Geral, ele atravessa o município, recebendo o Rio Taió na altura da sede urbana, este nascido na Serra Velha, em Mirim Doce. Esses dois rios principais e os demais cursos d'água, têm suas nascentes em áreas altas, acima de 300 metros. Ao longo desses rios e ribeirões, formaram -se várias comunidades no interior do município, que adotaram o mesmo nome, tais como Ribeirão das Pedras, Ribeirão da Erva, Ribeirão da Vargem, Ribeirão pequeno, Rio Estevão, Ribeirão dos Lobos, Rio Rauen, Ribeirão Pinheiro, Ribeirão do Salto, entre outros. Devido à existência dessa rede hidrográfica e do relevo acidentado, ocorrem várias quedas d'água e cachoeiras, devendo-se destacar o Salto Rauen, com 40 metros de altura, o Salto do Ribeirão Pequeno com 36 metros de altura, o Salto Cordeiro, o Salto Campinas, além de outros. Essas quedas apresentam uma bela visão cênica, constituindo-se pontos com alto potencial turístico. É grande a importância dos rios na fixação e no desenvolvimento da colonização de Taió. Inclusive com a dependência de suas atividades agro-industriais com controle e aproveitamento de suas águas. Pelo quadro climático regional, a grande disponibilidade hídrica se reflete, quando das intensificações de chuvas, em enchentes periódicas. A correlação entre as inundações e a ocupação das encostas, reside tanto na extensão dos prejuízos quanto no regime de vazões. A massa de detritos deslocados nas encostas desmatadas, pelas águas torrenciais, mostra a importância dos efeitos de sua ação na ampliação das inundações. Só o controle efetivo das ações devastadoras do homem, pode vir a resguardar no futuro a ampliação de tais problemas.
7 - Setor Primário:
A base da economia de Taió está representada predominantemente pelo setor primário onde a pecuária, a agricultura e a extração vegetal geram grande parte da riqueza. Este setor é o que mais contribui para a renda econômica do município. O setor rural é caracterizado por pequenos produtores, que detêm em média 25 hectares e trabalham com pequenos e médios implementos mecanizados. Aqueles que não possuem estes implementos ocupam dos vizinhos por troca de mão-de-obra ou remuneração. As pequenas e médias propriedades contam quase que exclusivamente com a mão-de-obra familiar.As granjas de frangos detêm a maior fatia na arrecadação municipal desde 1.979.

Um comentário:

  1. Obrigada Tânia pela visita e comentário mas fiquei mto feliz em ver o seu blog ainda tenho mto que aprender e é com anjinhos como vc que cada vez mais acredito em Deus Ele é maravilhoso!!
    Seu blog amiga é lindoooo, fique na Paz e qdo quiser deixe um "oi"... Deus te abençõe hoje e sempre...beijinhos cheios de contos e encantos!!!
    Ah!!! tem um selinho pra vc é só pegar!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu Comentário