quinta-feira, julho 31, 2014

KAFKA PARA SOBRECARREGADOS - DE ALLAN PERCY - PARTE 85 E 86


85 – Trago as grades dentro de mim.
Apego é sinônimo de infelicidade, pois reter qualquer coisa implica necessariamente sofrimento.
Se nos apegarmos a alguém – ao nosso companheiro, por exemplo –, e não desgrudarmos dele, teremos sempre medo de perdê-lo, sentiremos ciúme quando ele falar com alguém e lhe sorrir. Estaremos sempre inseguros.
Mas podemos sentir amor por uma pessoa sem nos apegarmos a ela. Amar alguém não significa que a pessoa amada nos pertença e que podem tirá-la de nós.
Assim também acontece com os bens materiais. Quando nos apegamos a objetos, temos medo de perdê-los. Não somos livres, tememos, sofremos. Se conseguirmos nos livrar dos apegos, se formos capazes de viver sem nos agarrarmos a nada, deixaremos de sentir medo e o ciúme desaparecerá. Deixaremos de nos preocupar em acumular coisas desnecessárias, trocaremos o verbo “ter” pelo verbo “amar”. Conseguiremos experimentar amor por nosso parceiro sem que ele se sinta numa prisão.
Quando nos propusermos a viver assim, deixaremos de ter grades em nosso interior.

86 – A dor é o elemento positivo deste mundo. É, na verdade, o único vínculo entre este mundo e o positivo em si.
O padre jesuíta Anthony de Mello escreveu diversos livros que ensinam como ver o lado positivo da dor, já que, como ele mesmo afirma, as experiências traumáticas chegam irremediavelmente a todo ser humano. Ninguém está livre delas. O que pode mudar tudo é a maneira como as enfrentamos. Há pessoas que convertem as experiências difíceis em sofrimento, mas há outras que as transformam em aprendizado.
Buda disse em certa ocasião: “A dor é inevitável, o sofrimento é opcional.” Isso significa que a dor sempre estará presente em nossa vida, pois sofremos acidentes, vivemos perdas, decepções… O que muda de uma pessoa para outra é a interpretação que se faz desses acontecimentos.
A dor positiva de que fala Kafka não é o sofrimento, mas o aprendizado. Aquilo que dói mais profundamente nos mostra o valor da vida e aumenta nossas perspectivas, o que nos faz entendê-la em toda a sua profundidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu Comentário