A importância da imagem
Neste quadrinho, a imagem tem um peso grande, pois, se retirássemos as falas, grande parte dele seria compreendida. A situação está visível no contraste entre a expressão facial dos pais (surpresa e tristeza) e a do filho (feliz). É preciso explorar todos os elementos presentes no cenário, como cores e disposição dos móveis. A sala em tons pastéis e a presença de poucos móveis passam uma ideia de organização, e isso reforça a sujeira feita pela criança com tinta cor-de-rosa. Está a cargo do texto escrito mostrar o equívoco do filho, ao pensar que a mãe estava chorando de alegria.
Outro fator importante é o contexto. Principalmente nas histórias produzidas para adolescentes, como as de super-heróis, estão presentes inúmeras referências atuais e históricas à cultura pop, guerras, personagens políticos e sociais.
Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI), e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) já os contemplam e destacam sua importância ao sugerir o trabalho com diversas mídias em sala de aula. Em 2007, dez anos depois da criação do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), as histórias em quadrinhos (HQs) finalmente foram incluídas nos acervos distribuídos à bibliotecas escolares. As HQs já representam 4,2% dos 540 títulos listados pelo programa.(Claro que só em algumas Bibliotecas).
Entre os motivos para utilizar os quadrinhos na escola, estão a atração dos estudantes por esse tipo de leitura, a conjunção de palavras e imagens, que representa uma forma mais eficiente de ensino, o alto nível de informação deles, o enriquecimento da comunicação pelas histórias em quadrinhos, o auxílio no desenvolvimento do hábito de leitura e a ampliação do vocabulário. O que se vê cada vez mais é a formalização desse gênero textual na sala de aula, mas muitos professores ainda têm dúvidas sobre como utilizá-lo. Que aspectos devem ser explorados? Os quadrinhos podem ser utilizados em qualquer disciplina? HQs, tirinhas, charges e cartuns devem ser trabalhados da mesma forma?
Vou tentar responder a algumas dessas dúvidas e dar sugestões para atividades relacionadas com qualquer disciplina, em especial com o ensino de língua portuguesa, do qual posso falar com mais propriedade.
Vou tentar responder a algumas dessas dúvidas e dar sugestões para atividades relacionadas com qualquer disciplina, em especial com o ensino de língua portuguesa, do qual posso falar com mais propriedade.
Os quadrinhos
As histórias em quadrinhos, charges, cartuns e tirinhas são textos multimodais, ou seja, trazem, além da linguagem alfabética, imagens, disposição gráfica na página, cores, figuras geométricas e outros elementos que se integram na aprendizagem. Antes de desenvolver atividades de qualquer disciplina – um trabalho com operações matemáticas, por exemplo –, é preciso explorar todas essas formas de representação para ampliar a capacidade leitora e garantir que a criança ou jovem entenda ao máximo os recursos oferecidos, gerando sentido.
Charges, tirinhas, cartuns e histórias em quadrinhos
Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco.
Um cartoon, cartune ou cartum é um desenho humorístico acompanhado ou não de legenda, de caráter crítico retratando de forma sintetizada algo que envolve o dia-a-dia de uma sociedade.
A tirinha, também conhecida como tira diária, é uma sequência de imagens. O termo é atualmente mais usado para definir as tiras curtas publicadas em jornais, mas o termo foi designado para definir qualquer espécie de tira, não havendo limite máximo de quadros.
As Histórias em Quadrinhos como é conhecida no Brasil, e Comic Book, nos Estados Unidos,é o formato usado para a publicação de histórias do gênero, desde séries românticas aos populares super-heróis.
Metáforas Visuais
As metáforas visuais são usadas pelos autores para transmitir situações da história por meio de imagens, sem utilização do texto verbal. Quando o personagem está nervoso, sai fumaça da cabeça dele. Quando alguém está correndo muito rápido, aparecem vários traços paralelos e uma nuvenzinha para demonstrar seu deslocamento. Cédulas e moedas indicam que a pessoa está pensando em dinheiro, assim como corações indicam amor.
Incentive seus alunos a criar metáforas visuais.
Autora:Juliana Carvalho-Professora e Redatora
Fonte:educaçãopublica.rj
Olá amiga!
ResponderExcluirGostei deste conteúdo sobre os gibis.
Eu particularmente gosto de trabalhar com tirinhas e gibis. Na minha infância...tive acesso a gibis e sei que foi um recurso visual e de linguagem que muito me ajudou na alfabetização. Lembro que houve muitas críticas nas escolas contra os gibis..não tinham conteúdo, mensagens,etc...eram o que diziam...nada como o tempo para ter outra visão.Ainda bem.
Um abraço, Rosangela
Sabe amiga Rosangela, eu e meus irmãos fomos alfabetizados com gibis, em casa.
ResponderExcluirQdo meus pais vinham à Taió ou a Rio do Sul, compravam gibis, livros de Literatura Infantil,Revistas e Livros para eles. Meu pai era um leitor voraz. Minha avó paterna dava presentes, mas não esquecia de dar também um livro. Meu pai continuou fazendo o mesmo. Ele fazia também Contação de Histórias(que sua mãe contava para ele),íamos tds para cama do papai e da mamãe e ali nos deliciávamos com os Clássicos Infantis. Doce lembrança!!!