Crescendo com o mundo imaginário dos livros
A leitura é o caminho mais importante para sechegar ao conhecimento. Portanto, a necessidade
da familiarização das crianças com os livros desde
o primeiro ano de vida é primordial.
Ninguém nasce um leitor, é preciso aprender
a gostar da leitura, principalmente após a forte
concorrência da nova geração, com outros atrativos
como a internet , que chamam a atenção da criançada.
O hábito de ler historinhas ajuda a colocar os filhos
em contato com o mundo da leitura, aumentando
seu vocabulário e sequência de ideias. É preciso escolher
uma obra que tenha linguagem adequada à sua faixa etária.
“É essencial que a criança cresça em um ambiente
propício à leitura. De nada adiantará os esforços
dos pais para que ela goste de livros se eles
jamais lêem. Crianças que crescem ao lado de pais
que lêem tendem a adquirir esse hábito de forma
mais natural”, informa a pedagoga Patrícia Victo.
Nos primeiros meses, não tem sentido
falar propriamente de literatura, entretanto,
os bebês ficam fascinados com sons e movimentos
que os adultos fazem diante dele. Canções e rimas
em conjunto com gestos e palmas são o começo
da comunicação.
Para esta idade, existem livros de tecido e plástico,
com estímulos sonoros, onde a criança pode morder
e explorar o livro até começar a passar as páginas.
Dos 8 meses aos 2 anos, os livros já devem conter
imagens de objetos familiares e, mais tarde, relatos
simples de fatos já vivenciados pela criança. O livro ainda
é um brinquedo contendo estímulos táteis, visuais e
auditivos,onde a criança começará a perceber que há
relação entre a imagem do livro e a palavra do adulto
que conta a história.
Segundo a pedagoga, a prática da leitura desperta o
interesse e a atenção das crianças, desenvolvendo a
imaginação, a criatividade, a expressão das ideias e
o prazer pela leitura e escrita.
“Dos 3 aos 7 anos, o avanço na leitura é enorme,
passando pelos livros de imagens até a interpretação
dos primeiros textos escritos. A ilustração e a linguagem
oral ainda são importantes para a criança”, avaliou.
Numa primeira fase, os livros de narração sem texto,
somente com ilustrações são os adequados. Depois dos
4 anos, a criança já tem habilidades para entender
uma história, sabe contá-la nas sequências dos fatos
narrados e começa a gostar da fantasia. Aqui, os contos
de fada com textos escritos são os mais apropriados.
Começa realmente o contato com a linguagem escrita,
assim os pequenos aprendem que as palavras escritas
também são fontes de informação. A literatura infantil
está relacionada com outros modos de expressão
(o movimento, a imagem, a música) que formam a
bagagem comunicativa da criança desde
seus primeiros anos.
“É preciso estimular a leitura de maneira cuidadosa
e sempre respeitar o gosto e as limitações da criança.
Desta maneira, os pais ajudam a abrir as portas do mundo
maravilhoso da leitura e tudo o que a criança tem de
fazer é caminhar alegremente por ele!”,
completa Patrícia Victo.
Fonte: Retirado da Net
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