terça-feira, julho 05, 2011

LER PARA SABER : CRESCENDO COM O MUNDO IMAGINÁRIO DOS LIVROS


Crescendo com o mundo imaginário dos livros

A leitura é o caminho mais importante para se
chegar ao conhecimento. Portanto, a necessidade
 da familiarização das crianças com os livros desde
 o primeiro ano de vida é primordial.
Ninguém nasce um leitor, é preciso aprender
 a gostar da leitura, principalmente após a forte 
concorrência da nova geração, com outros atrativos 
como a  internet , que chamam a atenção da criançada.
O hábito de ler historinhas ajuda a colocar os filhos
 em contato com o mundo da leitura, aumentando 
seu vocabulário e sequência de ideias. É preciso escolher 
uma obra que tenha linguagem adequada à sua faixa etária.
“É essencial que a criança cresça em um ambiente
 propício à leitura. De nada adiantará os esforços 
dos pais para que ela goste de livros se eles
 jamais lêem. Crianças que crescem ao lado de pais
que lêem tendem a adquirir esse hábito de forma 
mais natural”, informa a pedagoga Patrícia Victo.
Nos primeiros meses, não tem sentido
 falar propriamente de literatura, entretanto, 
os bebês ficam fascinados com sons e movimentos 
que os adultos fazem diante dele. Canções e rimas 
em conjunto com gestos e palmas são o começo
da comunicação.
Para esta idade, existem livros de tecido e plástico, 
com estímulos sonoros, onde a criança pode morder 
e explorar o livro até começar a passar as páginas.
Dos 8 meses aos 2 anos, os livros já devem conter
 imagens de objetos familiares e, mais tarde, relatos
 simples de fatos já vivenciados pela criança. O livro ainda 
é um brinquedo contendo estímulos táteis, visuais e
 auditivos,onde a criança começará a perceber que há 
relação entre a imagem do livro e a palavra do adulto 
que conta a história.
Segundo a pedagoga, a prática da leitura desperta o 
interesse e a atenção das crianças, desenvolvendo a
 imaginação, a criatividade, a expressão das ideias e 
o prazer pela leitura e escrita.
“Dos 3 aos 7 anos, o avanço na leitura é enorme,
 passando pelos livros de imagens até a interpretação
 dos primeiros textos escritos. A ilustração e a linguagem 
oral ainda são importantes para a criança”, avaliou.
Numa primeira fase, os livros de narração sem texto,
 somente com ilustrações são os adequados. Depois dos 
4 anos, a criança já tem habilidades para entender 
uma história, sabe contá-la nas sequências dos fatos
 narrados e começa a gostar da fantasia. Aqui, os contos 
de fada com textos escritos são os mais apropriados.
Começa realmente o contato com a linguagem escrita, 
assim os pequenos aprendem que as palavras escritas 
também  são fontes de informação. A literatura infantil 
está relacionada com outros modos de expressão
 (o movimento, a imagem, a música) que formam a 
bagagem comunicativa da criança desde 
seus primeiros anos.
“É preciso estimular a leitura de maneira cuidadosa
 e sempre respeitar o gosto e as limitações da criança.
 Desta maneira, os pais ajudam a abrir as portas do mundo
 maravilhoso da leitura e tudo o que a criança tem de 
fazer é caminhar alegremente por ele!”, 
completa Patrícia Victo.
Fonte: Retirado da Net

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