Geração X e Geração Y
A Sala dos Professores é um local privilegiado para verificação
de muitas situações, ela serve também como uma espécie de
termômetro de como anda o relacionamento da Equipe com os
colegas e dos Professores com os Alunos.
Assim é comum ouvirmos frases saudosistas do tipo: “ no meu
tempo aluno não falava assim”, “ na minha época isso não acontecia
na sala de aula”. Na verdade o que ocorre é que os tempos são outros, e os jovens também.
A verdade é que o nosso comportamento muda, a sociedade muda,
a cultura muda, enfim, o comportamento dos adolescentes também
sofrem mudanças.
E foi para entender o comportamento do jovem, que os especialistas
em marketing e recursos humanos começaram a buscar respostas.
Então categorizaram as gerações no sentido de explicar o que
estava acontecendo.
Assim, crianças, jovens e adultos nascidos a partir de 1980 foram
denominados como Geração Y. Nós, os nascidos nas décadas de
1960 a 1970 somos chamados de Geração X.
Para que você compreenda melhor, a Geração Y se diferencia
porque é formada, fundamentalmente, de jovens nascidos imersos
num ambiente virtual, onde tudo é muito rápido, superficial e dinâmico.
Aqui no Brasil, esses jovens são aqueles que cresceram durante
os anos 90 à frente do videogame, conviveram com a internet,
o computador, o celular e um vasto conjunto de aparatos tecnológicos.
Mas, saber disso em que nos afeta ? Em tudo !!!. Temos de lidar
com esta Geração diariamente e é fundamental que saibamos
como ela funciona, deste modo poderemos conduzir todo o trabalho
pedagógico de modo mais eficaz.
Veja abaixo algumas posturas própria dos jovens desta Geração
- São Multitarefas: fazem diversas coisas ao mesmo tempo.
Estudam, ouvem mp3, escrevem no messenger e vêem TV ao
mesmo tempo,
- Organizam-se em comunidades físicas e virtuais:
esses adolescentes tem comportamentos coletivos e também
tem valores coletivos. Basta ver quantas comunidades no
Orkut falam de escolas, professores e outros alunos,
- Valorizam o nível de atualização das informações. Por isso,
não basta utilizar vídeos ou acessar a internet como recurso[
de apoio pedagógico. É preciso que esteja claro que as informações
são as mais recentes.
- Relacionam-se com a informação de forma abrangente,
mas pouco profunda. São restritivos aos temas que não
lhes agradam. A falta de aprofundamento é uma questão
série – daí a dificuldade de ler jornais por exemplo,
- Pedem retornos constantes e querem resultados imediatos.
Se acham que não estão evoluindo em determinada
matéria ou assunto, logo abandonam. Demandam atenção,
pois cresceram assim.
- Julgam constantemente – e vão julgar seus professores,
também, a todo momento.
- Frequentemente, fogem de suas responsabilidades.
Tendem a ficar na casa dos pais e acham que as soluções
dos problemas do mundo estão na mão de outras gerações,
não nas deles.
- São individualistas, mas não necessariamente egoístas.
Costumam ser empáticos, pois estão habituados à vida
em comunidade.
Já a Geração X, que é a geração que está ministrando aulas,
faz tudo conforme sua visão de mundo, sempre solicitando
que o jovem se enquadre em situações que não são as situações
vivenciadas por eles, daí os famosos conflitos dentro da sala de aula.
A nossa Geração, denominada de X, não transita naturalmente
neste mundo digital, somos como estrangeiros, e por esta razão
precisamos aprender a caminhar nesse “novo mundo” em que
os jovens são cidadãos.
A Geração X foi escolarizada dentro de um modelo pedagógico
tradicional, que prima pela passividade, e por esta razão
reproduz este mesmo modelo com as novas gerações,
provocando assim os famosos conflitos de relacionamento,
que nada mais são que um descompasso de linguagem e
postura entre as duas gerações.
Desmotivação dos Jovens:
Levando em consideração esta enorme diferença entre as
Gerações, daquela que dá aula, e aquela que assiste às aulas,
fica claro que os conflitos existirão em maior escala dentro
da Escola, porém a causa mais grave deste choque de gerações,
é a desmotivação dos jovens que se vêem desconectados do
mundo da sala de aula e totalmente conectados com o mundo lá fora.
Como resolver isso ? O Professor precisa conhecer como esta
nova geração pensa e age, e depois buscar novas práticas
de ensino que estejam em consonância com este público.
Lembre-se: o Professor não prepara a aula para si próprio,
as aulas são preparadas para que o ALUNO aprenda.
Devemos ensinar não do jeito que é mais fácil para nós,
de sim do jeito que o aluno possa aprender mais e melhor
Quais adequações e ajustes você já poderá fazer para diminuir
esse choque de gerações nas suas aulas ?
Texto de Roseli Brito
Fonte: http://www.sosprofessor.com.br/blog/?p=3
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